Seguidores

Monografia de Ligia Guimarães Gurgel . Saquarema

MONOGRAFIA
LIGIA GUIMARÃES GURGEL COSTA
TURMA: 405
TEMA: SAQUAREMA

INTRODUÇÃO

O turismo é uma das principais atividades econômicas de Saquarema, junto com agricultura e pesca.
A potencialidade turística é indiscutível. Ao contrário do que sabem seus turistas mais freqüentes, a cidade não se limita em suas praias. Existem serras, cachoeiras, rios, lagoas, reservas ecológicas e arqueológicas de incomensurável valor, além de todas suas riquezas culturais mostrada nas festas.
Passarei agora a relatar parte da história, costumes, festas, opções de passeios, cultura, esporte e lazer.

ASPECTOS HISTÓRICOS.

A ocupação humana na região onde hoje é a cidade de Saquarema, remonta de 6.000 a 8.000 anos AC, a julgar pelos estudos realizados nos vinte e dois sambaquis identificados no município.
Antes de sua colonização, Saquarema era habitada por índios Tamoios, que viviam em função da lagoa e do mar.

1531 – a frota de Martim Afonso de Souza ancorou em frente ao morro onde hoje é a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, desembarcando alguns tripulantes e colonos, para fazerem os primeiros contatos com os índios, que dominavam o local de Socó-rema, devido a abundância de socós, aves pernaltas que viviam na lagoa.

A região de Saquarema foi enquadrada na Capitania de São Vicente, na divisa do litoral em capitanias, pertencendo a Martins Afonso de Souza.

1575 – Ao Tamoios e os franceses são massacrados por ordem do governador do Rio de Janeiro, Antônio Salema.

1594 – Foram doadas algumas sesmarias (lotes de terras) aos padres da ordem do Carmo, onde construíram um convento, no local hoje denominado Carmo. Após a chegada dos Carmelitas, outras sesmarias foram concedidas nas redondezas o que motivou a criação de várias fazendas na região.

1660 - Fundação da primeira capela de Nossa Senhora de Nazareth, construída por padres da ordem do Carmo.

1837 – foi inaugurada a matriz atual, imponente por sua beleza arquitetônica e pelas tradições milagrosas de sua padroeira.

1839 – Começa o desenvolvimento rural em Saquarema, com o plantio de cana-de-açúcar e café. S vila cresce em virtude da prosperidade agrícola e comercial, sendo concedido por D. Pedro II aos fazendeiros, títulos de nobreza, reconhecendo-os como Grandes Senhores.

1841 – O Presidente da Província, Visconde de Baependy, pela Lei nº 238 cria o município de Saquarema, estabelecendo seus limites. Neste mesmo ano foi instalada a Câmara Municipal.

1890 – Primeira crise do café brasileiro faz com que os preços declinem, estoques armazenados começam a se acumular.

1929 – Segunda crise do café.

1944 – Decreto estadual que ordenava Bacaxá como o 2º distrito de Saquarema.

1946 – o 3º distrito, antes denominado Maranguá, passa a se chamar Sampaio Correia.

1950 – Nesta década foi fechada a rodovia.

1960 – A citricultura atinge seu auge nesta década, sendo reconhecida como a Capital do Limão.

1973 – Fechamento da usina de açúcar, localizada em Sampaio Correia, grande desemprego e esvaziamento do campo. As áreas ocupadas com a cana dão lugar às pastagens, expandindo a pecuária.

1980 – Crescimento da bananicultura e diversificação da citricultura com laranja folha murcha, tangerina e limão tahiti, antes plantado somente o casca fina ou limão verdadeiro.

1990 – Verifica-se a expansão da cocoicultura, tornando o município o segundo maior produtor de coco do Rio de Janeiro.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS.

Localização

O município de Saquarema localiza-se na região das Baixadas Litorâneas do Rio de Janeiro. A área total do município é de 356,1 Km2 (IBGE).
Saquarema limita-se ao norte com o município de Rio Bonito, ao sul com o Oceano Atlântico, a leste com o município de Araruama e a oeste com os municípios de Itaboraí e Maricá. O município está dividido em três distritos, a saber: Sede (Saquarema), Bacaxá e Sampaio Correia.


COMO CHEGAR.

Saquarema está localizado no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, a cerca de 70 Km da capital. Atualmente há duas estradas diferentes que ligam a cidade do Rio de Janeiro até Saquarema. O tempo médio de viagem pela estrada mais moderna é de cerca de 1 hora e meia. Partindo de São Paulo, ou dos demais Estados do Sul a melhor opção é chegar ao Rio pela via Dutra, pegar a Linha Vermelha e, em seguida, atravessar a ponte Rio-Niterói. Uma vez em Niterói pode-se escolher entre duas estradas que ligam Niterói aa Região dos Lagos (como é mais conhecida) ou costa do Sol. Pela estrada mais nova, Via Lagos, costuma ser mais rápido. A vantagem da estrada velha é que ela, normalmente, está mais vazia, além de não ter pedágio. Esta estrada (Rodovia Amaral Peixoto) está sendo duplicada de Niterói até Marica dando mais conforto e segurança aos seus usuários. O tempo de viagem costuma ser praticamente o mesmo, independentemente do caminho que se escolher. No caso de sair dos Estados do Norte (Espírito Santo, Bahia, etc.) a melhor opção é descer a Rio-Bahia, e cerca de duas horas depois de passar por Campos, prestar atenção nas placas que vão indicar a entrada de Saquarema.

ATRATIVOS NATURAIS

O município de Saquarema é um local, privilegiado no que diz respeito aos atrativos naturais, tanto em diversidade, como em quantidade. Além de ser uma região praiana, possui rios, lagos de água doce e salgada, serras, cachoeiras, fonte de água mineral e reservas ecológicas.

PRAIAS

A principal atração de Saquarema são as praias. São 28 Km de orla, composta por águas cristalinas e areias finas e brancas, formando uma bela paisagem. Além disso, as características do mar, atraem surfistas de todo o país e até mesmo estrangeiros, o que leva a cidade a ser conhecida como a “Capital do Surf”. As cinco praias que constituem a orla de Saquarema localizam-se na sede do município.

PRAIA DE ITAÚNA.

Localizada no Bairro do mesmo nome, também conhecida como o “Maracanã do Surf” tem 2,5 Km de extensão que fazem parte da restinga de Massambaba, esta praia é muito procurada pelos turistas e principalmente pelos surfistas. A praia de Itaúna é famosa pelos campeonatos regionais, nacionais e internacionais de surf.
Ao longo da orla de Itaúna existem várias construções como casas, pousadas, restaurantes e quiosques, que se encontram à beira mar.

PRAIA DA VILA.

Localizada no centro da sede do município, fazendo parte da restinga de Saquarema. São 11,4 km de extensão. Esta praia é bastante procurada pelos turistas e pelos moradores do município. Por estar em uma região bem central, há, ao longo da praia, variado comércio para atender aos turistas como bares, restaurantes e lojas. Na praia da Vila também acontecem algumas etapas do campeonato de surf.

PRAIA DE JACONÉ.

PRAIA DE Jaconé pertence aos 11,4 km de orla da praia da Vila. Esta porção recebe um nome diferenciado por estar mais afastada do centro, no bairro de Jaconé. É uma praia deserta, também freqüentada por turistas e, principalmente no verão, por praticantes da pesca amadora.

PRAINHA

A praia também faz parte da restinga de Saquarema e está na região central
É assim conhecida devido à sua extensão de apenas 100m. Localiza-se entre as praias de Itaúna e da Vila. Fazia ligação com a Lagoa de Saquarema, através de um canal, que atualmente encontra-se fechado, tornando-se, esta área, muito freqüentada por banhistas e pescadores.

PRAIA DE VILATUR.

Está localizada na restinga de Massambaba, logo após a praia de Itaúna. Encontra-se no bairro de Vilatur. São 5 km de extensão, pouco freqüentada, sendo o maior público os moradores desta região, muitos deles veranistas. No verão, também é uma área para pesca.

O Projeto Pólen atua em várias cidades
O Pólo de Saquarema do Projeto Pólen – de educação ambiental – lançou, nesta quarta-feira (12), o projeto “Um Lugar Para Recomeçar”, que mobilizará 30 jovens do Ensino Fundamental das escolas municipais Orgé Ferreira dos Santos, Ismênia de Barros Barroso e Presidente Castelo Branco. O projeto “Um Lugar Para Recomeçar” visa resgatar a história da Lagoa de Saquarema, tendo como enfoque principal a identificação de seus problemas, os processos socioeconômicos que interferem e a busca de possíveis soluções, anunciou a Agência Petrobras de Notícias.

Idealizado em duas fases, o projeto “Um Lugar Para Recomeçar” prevê a produção de um vídeo por alunos da rede pública de ensino daquele município que servirá de insumo para debates temáticos que serão realizados pela cidade, promovendo a reflexão a respeito das questões socioambientais que envolvem a Lagoa de Saquarema, além de contribuir para a mobilização da comunidade escolar e participação na gestão ambiental pública da cidade, explica a agência.

"Pretendemos que esse vídeo seja uma semente que gere uma discussão em torno da questão ambiental em Saquarema", disse o coordenador local do Polo de Saquarema do Projeto Pólen, André Martins Borges.

Criado em 2005 como condicionante do Licenciamento Ambiental concedido pelo IBAMA para as atividades da Petrobras de Ampliação do Sistema de Tratamento e Escoamento da Fase 2 do Campo de Marlim, por meio do FPSO P-47, e de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimbá, através do FPSO Espadarte, ambos na Bacia de Campos, o Projeto Pólen tem o objetivo de promover condições para que diferentes grupos dos 13 municípios das áreas de influência da região produtora construam e contribuam para o encaminhamento das resoluções de questões ambientais. Dentre as ações do projeto está a formação em Gestão Ambiental de professores, técnicos de meio ambiente das prefeituras e lideranças da comunidade em suas respectivas cidades.

Além de Saquarema, que também está entre os municípios que integram a área de influencia do Comperj, há pólos do projeto em Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Última atualização ( Ter, 25 de Maio de 2010 14:00 )de extinção (orquídeas, bromélias, begônias, canela, imbuí-pimenta, gravatá, andá-açu). A fauna local também preserva alguns animais em extinção como lontras, o jararé-papo-amarelo, fato que deu o nome à lagoa (Jararepiá significa filhote de jacaré).
A lagoa de Jacarepiá é a maior lagoa de água doce do Brasil, apesar da proximidade do mar.
Esta lagoa esteve a pouquíssimo tempo ameaçada de extinção, sendo atualmente recuperada pelos próprios moradores do local.
A Visitação do local é de grande interesse para a atividade turística, pois proporciona a apreciação de uma bela paisagem e possibilita de desfrutar de um agradável passeio, adquirindo maior conhecimento sobre as espécies ali encontradas.

MIRANTE DO MORRO DA CRUZ.

Uma vista espetacular. Um pôr do sol inesquecível. Segundo “Mario Lago” o mais bonito que já se viu.
De lá pode se ver três das Grandes lagoas que compõem a lagoa de Saquarema.

MIRANTE DA SANTA CRUZ.

Recentemente reinaugurado com iluminação especial e em local de maravilhosa paisagem, é importante marco de fé.

CACHOEIRAS E SERRAS

CACHOEIRAS

No município de Saquarema existem 4 cachoeiras: Palmital, Roncador, Tingui e Vertente, sendo a do Tingui a mais visitada.
A cachoeira de Tingui é formada por um mínimo complexo de pequenas cachoeiras. Localizada na serra do Tingui, cercada por muito verde e tranqüilidade, com águas cristalinas correntes, oferecendo um belo visual.
Na região funcionam bares e restaurantes e existem acomodações para pernoite em casas ou suítes.
A entrada para a cachoeira fica no Km 55 da rodovia Amaral Peixoto, no distrito de Sampaio Correia, seguindo mais 6 Km de estrada de terra.

SERRAS.

Existem em Saquarema, 11 serras que fazem parte do município, ou que possuem áreas dentro do seu território. Não existem muitos estudos técnicos e documentos sobre estas serras, que são: Castelhana, Tingui, Mato grosso, Catimbau, Espinhaço, Coqueiro, Redonda, Portelas, Amar e querer, Boqueirão e Palmital.
A mais conhecida é a serra do Mato Grosso. Seu ponto culminante encontra-se a 670 m de altitude. Ela começa no município de Marica, passa por Itaboraí, Rio Bonito, Saquarema e termina no município de Araruama.
Na serra existem três nascentes que formam o rio Mato Grosso. Existem também algumas quedas d’ água e uma pequena lagoa, que se forma a uma altitude de aproximadamente 500m.
No município se Sampaio Correia encontra-se também uma rampa natural para a prática de vôo livre, onde ocorrem campeonatos nacionais. Uma das melhores do Brasil, com excelentes condições para decolagem e várias opções para pouso seguro. A vista é encantadora.
A flora local é abundante, encontra-se árvores centenárias como jequitibá, pau-ferro, e o jacarandá. A fauna é composta, principalmente, por animais selvagens como o mico-leão-dourado, macaco sagüi, ouriço, paca, tatu.
Na serra do Mato Grosso foi construído um pesque-pague, com quadras de esporte, cavalos, charretes e vários tanques de pesca.

RESERVA ECOLÓGICA

RESERVA ESTADUAL ECOLÓGICA DE JACAREPIÁ

Criada em 5 de dezembro de 1986, a reserva de Jacarepiá, com 1250ha, encontra-se dentro do território da APA (Área de Proteção Ambiental) de Massambaba, no bairro de vilatur.
A cobertura vegetal é de restinga dos tipos praiana, arbustiva e arbórea. Na região encontra-se a lagoa de Jacarepiá, onde a vegetação é de brejos de água doce e manguezais, além de conservar rica fauna e flora, com exemplares de espécies raras em extinção.
O controle de ocupação e vigilância da área são pontos de divergência entre autoridades, pois a reserva é estadual, mas segundo alguns órgãos o município deve zelar por ela.

PARQUE ARQUEOLÓGICO E ECOLÓGICO DE JACONÉ.
Possui uma área de 10.125m2, que fazem parte do loteamento Manitiba, no bairro de Jaconé, no bairro de Jaconé, pertencente à sede do município de Saquarema.
A criação do parque ocorreu devido à necessidade de preservar esta área coberta por vegetação de restinga, com rica e variada flora, alem de sua importância cientifica, sendo ali encontrados restos mortais e vestígios das civilizações colonizadoras da região – sambaquis.
O Parque encontra-se em uma região de loteamento que estará, em um futuro próximo, densamente povoado. Daí uma forte preocupação preservacionista de um sítio de enorme potencial científico, cultural e turístico.
Pesquisa realizada nos arredores dos sambaquis, revelou a presença de muitas plantas utilizadas até hoje na alimentação de alguns povos litorâneos (como maracujá, pitanga, mandioca) e outras espécies utilizadas para produzir seus utensílios (como esteira com a “taboa” e peneiras com o “cipó jaquicara”), além de ervas e plantas medicinais cuja utilização é um conhecimento que poucos possuem e vai desaparecendo junto à cultura não preservada.
A preservação do parque de Jaconé permitirá salvar espécies ameaçadas de extinção, divulgar conhecimentos importantes sobre o ecossistema e promover o desenvolvimento de uma conscientização ecológica na comunidade local.

HORTO FLORESTAL.

O Horto Florestal é gerenciado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Saquarema. Seu principal objetivo é atender os agricultores da região, cedendo mudas prontas para serem cultivadas. Os próprios agricultores escolhem as espécies que são preparadas no Horto com os devidos cuidados agrícolas, inclusive com apoio e todas as informações necessárias para o agricultor.
Além desse trabalho, no local existe uma horta onde são cultivadas uma grande variedade de legumes, verduras e frutas. Boa parte dessa produção é destinada ao hospital e às escolas municipais de Saquarema.
O Horto Florestas se localiza no município de Sampaio Correia, no km 74, a 3 km da sede do município, está em uma área bem preservada e com infra-estrutura adequada aos trabalhos realizados, como a estufa, onde se encontram mudas, vários tipos de sementes, funcionários preparados e todo equipamento necessário. A Horta é muito bem cultivado, com o solo especialmente preparado e com sistema de irrigação. Há também um pequeno lago para criação de peixes.
O local não foi criado com fins lucrativos, não havendo cobrança pelos serviços prestados.
Devido à pequena divulgação, o horto não é muito conhecido, apesar de seu potencial como atrativo.
O acesso ao Horto é feito pela RJ 106 e existem algumas placas de divulgação.

ATRATIVOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE NAZARETH.

Segundo uma lenda do folclore da cidade, na noite de oito de setembro de 1630, uma tempestade caiu sobre o local, fazendo com que os pescadores (Saquarema era uma vila habitada por pescadores e índios) que estavam no mar, se viram obrigados a lutar contra a morte. Mas a chuva passou e os pescadores, ao voltarem para casa, aliviados, encontraram num rochedo da vila, a imagem de Nossa Senhora de Nazareth. Recolheram a imagem e a levaram para casa de um pescador. Mais tarde, ela reapareceu no rochedo misteriosamente. Interpretando como vontade da Santa, a capela foi construída pela população, para que assim ela pudesse ficar no local que parecia ser sua vontade.
A Igreja demorou anos a ser construída. Só em 1837 as obras foram finalizadas. Existe um arco cinza no meio da construção que separa a parte mais antiga (ao fundo), da mais nova (à frente).
Com o passar dos anos a Igreja perdeu parte de suas características originais devido a reformas descomprometidas com a preservação dos aspectos históricos.
Na Igreja, cumpria-se um dos costumes dos séculos anteriores, de enterrar as pessoas nobres dentro das Igrejas. Mas hoje não existe, no local, nenhum vestígio desse antigo costume. O piso foi todo trocado por um material mais moderno
O longo período que levou para a Igreja ser construída, as reformas que foram feitas ao longo dos anos e a inexistência de informações concretas sobre ela, dificulta a identificação de seu estilo. Mas através do que se pode ver observado como sua fachada, a existência de uma só torre e a data da construção, faz acreditar que pertença as primeiras fases do barroco.
Esta Igreja atrai uma diversidade de turistas devido a sua singela beleza além de estar localizada num ponto estratégico, uma colina entre a praia e a área central de Saquarema. É possível avistá-la de vários ângulos da cidade.
Encontra-se em bom estado de conservação. Os turistas podem visitá-la em seu horário de funcionamento e não é cobrada entrada.
Também na colina da Igreja, estão localizados o Cemitério Municipal, a Gruta de Nossa senhora de Lourdes e o Farol, colocado pela marinha por volta de 1997.

CEMITÉRIO MUNICIPAL.

O Cemitério está localizado no alto da colina da Igreja e foi fundado em 1924.
Dentro do cemitério existe uma pequena capela, não utilizada, que acreditam anterior a Igreja para abrigar a imagem da virgem de Nazareth achada pelos pescadores em 1630.
Sua área é pequena e as sepulturas são quase encostadas umas nas outras.
Não existem informações sobre o cemitério, isto é, nada além do que pode ser observado visando o atrativo, como beleza natural de onde está localizado.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Foi inaugurada em 7 de setembro de 1949 e é uma alusão feita à gruta da cidade de Lourdes, na França, famosa por seus milagres.
A pequena gruta está localizada na colina de Nossa Senhora de Nazareth e na sua entrada guarda um altar e a imagem de Santa Bernardete.
No passado eram celebradas missas na gruta, depois passou anos sem atividade, ficando em mal estado de conservação.
Em 1998, foi reinaugurada depois de pintar o altar, restaurar a imagem e calçar co paralelepípedos o atalho de acesso ao local, ao lado direito da Matriz de Nossa senhora de Nazareth.

PRAÇA ANTENOR OLIVEIRA.

É conhecida como praça do canhão, devido a este artefato bélico localizado em seu centro. O canhão data do final do século XVIII e protegia a cidade de invasores, fazendo parte da história de Saquarema. Antes de ocupar o lugar de destaque na praça central da cidade, o canhão ficou anos abandonado perto do Cemitério Municipal até ser descoberto e valorizado como uma rara peça de acervo público.
A praça é equipada com uma quadra de esportes (vôlei e futebol), pista (improvisada) para a prática de skate e brinquedos. Nos finais de semana,encontram-se lá diversas barraquinhas com doces e salgados, sendo assim, é um local de lazer para a população de Saquarema.

SAMBAQUIS.

Sambaquis são sítios arqueológicos de grande importância científica formados por populações humanas que viveram na costa brasileira há milênios. Representam valores culturais pré-históricos, a serem legados às futuras gerações com enorme potencial científico, cultural artístico.
A palavra sambaqui é de origem indígena formada a partir de tamba(concha) e ki(depósito). O Sambaqui era o local de moradia temporária de populações humanas pré-históricas que viviam de caça e pesca animal, moluscos principalmente e vegetais como frutos, sementes, raízes e tubérculos. Viviam organizados em pequenos grupos familiares, desfrutavam de um território comum e exploravam conjuntamente os recursos naturais existentes.
Os estudos sobre eles em Saquarema começaram em 1987. A partir de escavações realizadas, foi possível levantar hábitos alimentares, artefatos, formas de habitação, práticas funerárias e manifestações artísticas.possibilitando reconstruir o processo de desenvolvimento cultural da região do recôncavo da lagoa de Saquarema.
Apesar de Saquarema possuir 24 sítios arqueológicos, apenas quatro encontram-se parcialmente intactos, são os sambaquis da Pontinha, Manitiba, Jaconé e da Beirada, sendo este último a ter a infra-estrutura para visitação. Os demais ainda não foram estudados.

SAMABAQUI DA BEIRADA.

O Sambaqui da Beirada, registrado em 1975, foi descoberto por um pescador Manoel Venceslau. Pesquisado no decorrer do ano de 1987 foi datado pelo método carbono-14 em 4.520 anos A.P. (antes do presente), constituindo a mais antiga ocupação humana no município de Saquarema.
Não conheciam a agricultura nem o fabrico da cerâmica, mas utilizavam canos para apanhar matéria-prima. Confeccionavam armas, adornos e instrumentos de pedras, ossos, dentes de animais, conchas de moluscos e materiais há muito desaparecidos.
Construíam habitações temporárias, acendiam fogueiras para cocção dos alimentos. As práticas funerárias evidenciam a hierarquia na sociedade, bem como a preocupação do homem com a morte. Do ponto de vista físico, os indivíduos eram fortes e robustos e de estatura média.
O Sambaqui da Beirada revela fatos importantes no estudo de povos que, ao longo dos milênios, deixaram as marcas de sua existência preservada no solo.
Este é o único aberto à visitação publica em Saquarema, pois conta com uma infra-estrutura adequada. É bem conservado, existem placas explicando no local e matéria, como postais e folhetos, para atender a demanda existente.
Além de ser um atrativo interessante, o Sambaqui é dotado de total estrutura para receber turista.

CASA DE CULTURA WALMIR AYALA.

O local onde hoje é a Casa de Cultura foi sede da Prefeitura municipal até 1978. Em 1991, a casa foi reformada e em 1997 foi inaugurada como Casa de Cultura apesar de já estar funcionando antes da inauguração oficial.
Lá funciona a Biblioteca Municipal Jose Bandeira, fundada em 1991, e atualmente também abriga a Secretaria de Turismo. Além disso a Casa de Cultura oferece cursos de pintura e artesanato.
A construção é antiga e está em bom estado. Foram conservadas suas características originais, inclusive em sua frente ainda está escrito Prefeitura Municipal, e é um marco da história política local.

CASA DO ROCK.

Iniciativa do cantor “Serguei”, celebridade dos anos 70 e morador de Saquarema. Dispõe de grande acervo de fotos e objetos do cantor e outros roqueiros famosos. Funciona como museu e está aberta à visitação com recepção do próprio Serguei. Vale a pena ser visitar e conversar com o roqueiro, que tem muitas histórias para contar.

FEIRA DE ARTESANATO DE SAQUAREMA.

A Feira de Artesanato acontece nos fins de semana na Praça Oscar Macedo de Soares. Existe a mais de 20 anos e conta com cerca de 90 artesãos e expositores. É um dos principais atrativos noturnos da cidade, alem dos bares e restaurantes.
A Associação de Artesãos e Expositores de Saquarema é responsável por sua organização e seu objetivo maior é criar oportunidade de empregos aos moradores da cidade.

TEATRO MARIO LAGO.

Foi inaugurado em 1990, porem era utilizado para convenções, seminários e palestras.
Em 1998 ficou fechado para reformas, em 08/05/1999 foi reinaugurado e hoje funciona com apresentação de sows e peças.
Conta com uma boa infra-estrutura de aparelhagens e tem 162 lugares, sendo o único da cidade.

FESTAS RELIGIÓSAS.

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARETH.

Nos dias 7 e 8 de setembro de cada ano, comemora-se a festa dedicada a Nossa Senhora de Nazareth, padroeira da cidade. A festa inicia-se com alvorada e queima de fogos, repicar de sinos, além de realização de missas e batizados.
No dia 8, as comemorações começam com alvoradas de bandas de musicas, repique de sinos e queima de fogos, anunciando as festividades do dia da padroeira. É realizada missa solene e batizados, e a banda de música toca no centro. É organizado um leilão e a procissão começa às 20:00 horas.
São armadas barracas para venda de comidas, bebidas e variedades nas praças e ruas principais do centro. A Imagem de Nossa Senhora de Nazareth é incorporada nesta festa.
Saquarema recebe milhares de turistas nesta festa, sendo a terceira mais comemorada no país.


FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO Acontece na Praça Oscar de Macedo Soares e na Matriz.É realizada todo o ano, 50 dias após a semana santa, no domingo de Pentecostes. A primeira festa aconteceu em 1769.

FESTA DE SÃO PEDRO

Acontece na matriz de N.S, de Nazareth, no mês de junho. Os pescadores deixam suas canoas para serem bentas, acontece uma missa e também tem uma banda tocando até a festa ser encerrada com fogos de artifício.

FESTA DE SANTO ANTÔNIO.

Acontece anualmente em junho e é realizada na Igreja de Santo Antônio em Bacaxá, em comemoração ao padroeiro deste distrito.

FESTA DE NOSSA SENHORA DACONCEIÇÃO.

Ocorre em dezembro e tem o objetivo de homenagear a santa padroeira de Sampaio Correia. É comemorada na Praça Nossa Senhora da Conceição no distrito de Sampaio Correia

ESPORTE E LAZER.

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE VOLEIBOL SQUAREMA – “ARYZÃO”.

Em setembro de 2001, a prefeitura de Saquarema cedeu à Confederação Brasileira de Voleibol o terreno situado em Barra Nova, um local privilegiado localizado entre a praia e a lagoa de Saquarema. Através de recursos próprios e com ajuda do Ministério dos Esportes, a CBV investiu um total de seis milhões de reais no projeto que transformaria aquele espaço no maior e mais moderno centro de voleibol do mundo.
Em agosto de 2003, é inaugurado o Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema.
Além de uma importante conquista para o esporte brasileiro, o centro trouxe diversos benefícios para a cidade, com a valorização dos imóveis da região, através do projeto social “Viva Vôlei” voltado para jovens, o incremento ao turismo, através, principalmente da visitação permanente ao Museu do Vôlei, além do aumento da presença na mídia nacional e internacional.
O centro conta em suas dependências com uma área de 108 mil m2, hospedagem para 115 pessoas (suítes e alojamentos), 4 quadras de vôlei de praia, quatro quadras “in door” polivalentes, 1 campo de futebol, 2 quadras de tênis, piscina semi-olímpica, 1 piscina infantil, sala de musculação e fisioterapia, sauna seca e a vapor, 2 hidromassagens, auditório, e salas de reunião, restaurante, museu do vôlei, sala de Tv, salão de jogos, barcos a remo, garagem de barcos, estacionamento e heliponto.
Realmente uma estrutura para abrigar nossos medalhistas olímpicos e a nova geração do vôlei, com todo conforto e segurança necessária.


CICLISMO.

Saquarema possui mais de 20 km de ciclovias.
A bicicleta é utilizada pela sua população como meio de transporte e lazer, é possível fazer vários passeios de bicicleta por Saquarema apreciando suas belas paisagens e curtindo seu ar puro.

AERÓDROMO.

Pista gramada de 1.200 metros, própria para aeronaves não turbinadas, pôde-se alugar ultraleve para vôos panorâmicos.
Apoio para prática de páraquedismo, balonismo e ultraleve.

SURF.

Saquarema foi descoberta para a prática do surf no final dos anos 60, aos poucos, aos poucos os surfistas foram descobrindo o potencial de suas praias pela notável qualidade e tamanho de suas ondas. Hoje é famosa por ser um dos melhores picos de surf do Brasil. Sede dos primeiros festivais de surf nacionais e de rock.
Durante alguns anos, principalmente na década de 70, o local foi a grande arena do surf brasileiro. Alguns dos melhores surfistas da época, entre eles Rossini “Maracá” Maranhão, os irmãos Pacheco, Betão, Bocão e os irmãos Proença saíram do Rio Pra morar e trabalhar em Saquarema. Montaram oficinas para o fabrico de pranchas e parafinas.
Graças as suas ondas perfeitas, saquarema recebeu o título de “Capital Nacional do Surfe” e a praia de Itaúna, “ O Maracanã do Surfe”.
Alguns campeonatos nacionais foram previstos para 2005, e em 2006 serão realizados quatro campeonatos, sendo um desses quatro, internacional.

Ainda é possível praticar em Saquarema outros esportes, como motocros, vôos de parapente, skate, passear à cavalo, fazer trilas, etc.

CONCLUSÃO

Eis aí parte do que Saquarema tem a oferecer, é claro que não é tudo, pois todos os dias se descobrem novidades em Saquarema.
É claro que não foram feitas as críticas, pois todas as cidades têm os seus pontos negativos.
Saquarema é uma cidade que merece ser explorada pelo turismo, pois tem muito a oferecer.


















Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Saquarema,gostei das informações q li. Espero ser agraciado no concurso q irei prestar brevemente a essa nobre cidade, cuja a juventude tanto soube admirar e valorizar .suas praias e sua gente. E q N.S de Nazaré me ajude a fazer parte do time q irá enaltecer e engrandecer esse Município...
Renato Barros