Seguidores

domingo, 9 de janeiro de 2011

9 de janeiro de 2011


1 Projeto CataSonhos e os primeiros resultados

Desde 03 de janeiro está acontecendo Projeto CataSonhos, patrocinado pela Petrobras e realizado pelos Guardiões do Mar. Dentre várias atividades de melhoria da qualidade ambiental da área atendida e da qualidade de vida de catadores de material reciclável duas delas se destacam:Print
  • A mobilização de grandes geradores para a doação de materiais recicláveis, aumentando a escala individual dos grupos potencializando a comercialização em escala;
  • A instituição de parcerias estratégicas de forma a disseminar os conceitos da correta seleção de matérias, incentivando a coleta seletiva nas mais diversas esferas da sociedade.
Com relação ao segundo item, em menos de um mês duas parcerias importantes foram instituídas. Uma com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo e outra com a Biruta Produções que contratou catadores atendidos pelo projeto CataSonhos para proceder a coleta de jornais na Praias de Copacabana, distribuídos através de campanha de marketing do próprio jornal.
Em 08 e 09 de janeiro, catadores (as) da Cooperativa de catadores do Complexo do Alemão (COOPCAL), integrante do projeto CataSonhos, atuaram no Leme e em Copacabana, recolhendo além do jornal (objeto da campanha), copos, latas, plásticos diversos, garrafas em geral e papelões. Além do material prioritariamente reciclável, fonte de renda para os catadores, estes recolheram ainda canudos e diversos outros de forma a diminuir a quantidade de resíduos que poderiam chegar até a água, tendo em vista a impossibilidade de atuação dos tratores da Prefeitura antes dom esvaziamento da praia pelos banhistas.
Esperamos que mais eventos como este possa acontecer e com mais frequência, pois além de gerar renda para catadores, melhora a limpeza da praia e diminui o trabalho do Poder Público. Cabe ressaltar que o trabalho realizado em 08/01 foi amplamente elogiado pelos banhistas incluindo turistas estrangeiros. 
créditos: link aqui.

Nenhum comentário: