Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

Literatura

Início do conteúdo

Livro destaca trajetória do artista Fernando Lemos

31 de março de 2011 | 10h 42

AE - Agência Estado
"No fundo, sou o mesmo quando faço fotografia, quando pinto e quando escrevo: sou um gráfico. É um pouco a experiência do texto automático do surrealismo." Assim o artista português Fernando Lemos, que vive no Brasil desde 1953, se define em entrevista que concedeu a Carlos Augusto Calil e publicada no livro Fernando Lemos - Percurso, a ser lançado nesta quinta-feira, 31, pela Bei Editora, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, en São Paulo. Como já diz o título da edição, a obra abrange 60 anos de carreira do artista de várias vertentes - designer gráfico, fotógrafo, desenhista, pintor, tecelão, gravador, muralista e poeta.
Divulgação
Divulgação
Uma das imagens do artista de 1949/52, da fase surrealista em Portugal
Em Portugal, ainda, no fim da década de 1940, Fernando Lemos (nascido em 1926) começou a fotografar, criando o que muitos consideram um dos ramos mais prolíficos de sua trajetória. A partir daquele momento, o do movimento surrealista português, "ele foi ímpar em saturar o real por meio da sobreposição de fragmentos do próprio real", já definiu o crítico Paulo Herkenhoff. É famoso o autorretrato do artista (1949/52), em preto e branco - no qual se faz uma nuvem sobre sua cabeça (e na fumaça se misturam uma faca, cartas, uma lâmpada e papéis) -, como também os retratos de seus amigos intelectuais - como a poeta Sophia de Mello e o pintor Vespeira. No Brasil, também, Lemos continuou fotografando e, assim, podemos ver nesse novo livro belos retratos das escritoras brasileiras Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles e dos artistas Hércules Barsotti e Willys de Castro (todos de 1954/55), por exemplo.
Mas "Fernando Lemos - Percurso" abre mais o leque de visadas pela obra do artista. Como escreve a historiadora de arte Margarida Acciaiuoli em texto presente no livro, ocorre sempre o risco de se entender a fotografia como a "criação suprema da obra" desse artista. Como ele mesmo afirmou em 2010, "a criatividade, no fundo, é a única salvação do homem". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fernando Lemos - Percurso - Editora: Bei (300 pág. R$ 150). Livraria Cultura. Av. Paulista, 2.073. Tel. (011) 3170-4033. Hoje, 18h30.
 Tópicos: Livro, Fernando Lemos,
créditos,link aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Hі there, I want to ѕubscгibe for thiѕ website tο tаkе most up-to-ԁate
updates, thегefore where can i ԁo іt please assist.


Also vіsit my web blog internetradio

Anônimo disse...

No matter if some one searches for his essential thing, thus he/she desires to be available that in detail, therefore
that thing is maintained over here.

My blog internet radio

Anônimo disse...

These are also availаblе ωith PTO Delay feature which automatiсally oρеn
tank internal valve fοr 5 sесonds ρrioг to еngaging PTO аllowing pump аnd pгoduсt lines to сharge ρгeviewіng intеrval valve slug.
Also, by having a radio internshiρ іn your rеѕume,
there іѕ a bettеr chancе for you to beсоme a DJ whеn you
аpplу for a job in anу гadіo ѕtation in the nation.

It is а moгe reliable choiсe ωhen compaгed to traditіonal сoncrеte
or wοoden baгriers foг several гeasons.


Also ѵisіt my web ѕitе; kostenlos spiele spielen
Also see my page - please click the up coming website page

Anônimo disse...

Hello, this weekend is fastidious in favor of me, since this time i am reading this wonderful informative article here at my home.


Stop by my site :: aff.chohanz.com/best-ways-to-market-your-online-business/
Also see my website :: video downloader

Anônimo disse...

Rather,all the applications keep running in the background
although in a low power state,utilizing both processing
power and memory that leads to a lower battery life.
As you lift out the screen you'll see it is still attached via a ribbon cable. Mobile computing is continuously getting better with best performance, smarter processors, light weight and handy designs, but as we all know, the main power of the mobile computing device (weather it is laptop, mobile, PDA or e-book reader) resides in it's battery capacity.


Also visit my page; internet radio