Seguidores

domingo, 3 de abril de 2011

Artesanato

TRADIÇÃO

Descendentes indígenas exibem arte nas ruas da Costa Verde
Publicado em 3/4/2011, às 11h59


Felipe de Souza









Tradição: Índios exibem seus trabalhos nas principais ruas de Angra dos Reis

Wagner Rodriguez
Angra e Paraty
Os índios da região da Costa Verde são presença constante nas ruas de Angra dos Reis e Paraty, onde costumam exibir o seu artesanato e vender produtos que são extraídos em suas aldeias.
Em Angra é comum vê-los nas proximidades do Mercado do Peixe e na Rua do Comércio; mas existem, porém, descendentes indígenas de outras nacionalidades que encontraram na cidade uma oportunidade de renda.
É o caso de Guaraci Mendez, 42 anos, peruano que está de passagem por Angra dos Reis: ele conta que foi bem recebido na cidade e que seu artesanato teve uma boa aceitação entre a população e turistas.
- Cheguei a Angra há cerca de vinte dias, e pude perceber que as pessoas valorizam os trabalhos manuais. A população é bem acolhedora e os turistas sempre estão interessados em conhecer um pouco mais do meu trabalho - disse o peruano, que realiza trabalhos utilizando palha.
A turista Mariana Santos, 26 anos, é moradora de Juiz de Fora e ficou encantada com o trabalho de Guaraci.
- Realmente é um trabalho bem detalhado, um verdadeiro artista. Temos que valorizar todas as culturas, hoje em dia certas pessoas não dão o devido valor aos nossos ancestrais - declarou.
Para quem prefere os produtos frutíferos, a opção é ir ao Mercado do Peixe e conferir o que os índios da aldeia Guarani, situada no Bracuhy, têm a oferecer.
Em Paraty, o ateliê Tronco Tupi reúne artesanato indígena de várias regiões do Brasil, inclusive das três reservas da região: Araponga, Aldeia do Rio Pequeno e Paraty-Mirim. Os destaques ficam por conta das miniaturas de animais da Mata Atlântica esculpidos na madeira.
Prefeitura investe na formação educacional indígena
A segunda turma do Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) Guarani - que foi premiado com a Medalha Paulo Freire, em novembro de 2010 - foi iniciada em 2007, chegando ao final, em dezembro, com 21 alunos da aldeia Tekoa Sapukai, localizada no Bracuhy, em Angra dos Reis, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
A subsecretária de Educação, Neusa Fonseca, comentou a importância do projeto.
- Para nós, enquanto educadores e gestores, esse projeto nos honra e nos dá a sensação do dever cumprido. A Educação é constante e transformadora, e estamos felizes por contribuirmos na mudança de vida dessas pessoas - declarou.
A coordenadora e autora do projeto, a professora Luiza Helena, destacou a continuidade da iniciativa e a parceria com a Escola Municipal Nova Perequê.
- Estamos unindo esforços para a ampliação do EJA Guarani, que ainda é pequeno. Nossa intenção é levá-lo para as escolas Guarani e mudar sua formatação. Mas não podemos deixar de agradecer à Escola Nova Perequê, que cedeu suas dependências para o uso da biblioteca e sala de informática - elogiou.








Leia mais: link aqui.

Nenhum comentário: