Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Meio Ambiente

"O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino."
Antoine de Saint-Exupery

quarta-feira, 13 de abril de 2011

INDÚSTRIAS – GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE

A sustentabilidade da política de desenvolvimento é um aspecto preponderante quando se aborda a conjuntura globalizante atual. Neste contexto tem destaque os inúmeros desafios ambientais que as industrias tem que ultrapassar frente a crescente tendência de inserção na economia internacional.

Segundo a análise das inter-relações entre as políticas ambientais e a política industrial elaborada por Bezerra e Sousa, dentre os desafios ambientais estão às restrições comerciais de cunho ambiental e as restrições ambientais externas. “As primeiras podem afetar a divisão internacional de trabalho ao alterarem as vantagens comparativas de alguns países criando barreiras para a entrada em determinados mercados. Estas transformações ao nível de comércio internacional estão se dando por duas formas de restrição: barreiras de processo e barreiras de produtos. O fato de tais barreiras poderem ser erguidas unilateralmente resulta em mercados segmentados para estes produtos, eliminando economias de escala e monopolizando tecnologias específicas”.

O estudo salienta que o selo ecológico confere graus de controle ambiental aos produtos de acordo com os processos e materiais adotados na sua produção. Adicionalmente, a reciclagem ou redução de carga tóxica para melhor disposição dos resíduos sólidos (lixo) é uma tendência marcante no controle ambiental dos países desenvolvidos. O controle ambiental é uma das restrições possíveis de ser atenuada num espaço de tempo menor. Produzir com menos risco ambiental é agora sinal de eficiência e os principais líderes mundiais da indústria já estão se organizando para este fim.

Diante destas tendências descritas, exige-se dos países que desejam fixar competitividade no comércio externo que introduzam alterações na sua estrutura industrial de forma a atingirem padrões ambientais compatíveis internacionalmente. Quanto aos acordos globais há duas questões ambientais em nível mundial resultantes das atividades humanas, que tem sido objeto de tentativas de acordos internacionais para seu controle, que são a poluição e a emissão de dióxido de carbono. O comprometimento do Brasil com estas questões globais exige que o país se faça presente nestes acordos e cumpra suas exigências.
(Fonte: Economia do meio ambiente e a industria brasileira - análise das inter-relações entre as políticas ambientais e a política industrial. Bezerra, M. R. e Sousa, E. P.)

Nenhum comentário: