Seguidores

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Meio ambiente

ICMS VERDE: "Liberação de recursos para Maricá"

Foto:Divulgação

Maricá começou a empregar os recursos do ICMS Verde e royalties federais e estaduais, destinado a projetos ambientais, no valor médio de R$ 700 mil mensais. Entre eles, estão a recuperação das nascentes da bacia hidrográficas de Maricá com o replantio da mata ciliar, análise de solo, água e vegetação nativa.
Os recursos, empregados na aquisição de veículos de tração 4x4, ferramentas, GPS, equipamentos de segurança, equipamentos para análise de água e material de reposição de campo e de escritório, estão sendo adquiridos com as primeiras parcelas dos recursos. 
O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Secretário Executivo do Fundo de Proteção e Conservação Ambiental, o gestor Tiago de Paula, declarou que os projetos necessitam de equipamentos para serem operacionalizados, desde o mapeamento e processamento, até análise e conservação.
“Contamos com uma equipe de seis profissionais especializados que trabalharão na pesquisa e monitoramento das nascentes, como forma de preservação das florestas”, declarou Tiago.

Cinturão verde - A Câmara Municipal está analisando a criação das Unidades de Conservação (UCCs) ambientais, cuja área, ampliada para 12,3 mil hectares, com vistas a criar um cinturão verde de cobertura secundária no entorno das serras. A área é a maior do estado e o projeto foi aprovado pelo Poder Executivo, e aguarda liberação do Legislativo municipal. (Fonte: O SÃO GONÇALO on line)

Nenhum comentário: