Seguidores

sexta-feira, 24 de junho de 2011

EXPOSIÇÃO NA ALERJ LEMBRA DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE AGRESSÃO


EXPOSIÇÃO NA ALERJ LEMBRA DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE AGRESSÃO

A exposição “Criança in Defesa”, do artista piauiense Ronaldo Araújo, com curadoria da Diretoria Geral de Comunicação Social e Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), está no Saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes, na Praça XV, desde o dia 3 de junho, para lembrar o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão (celebrado no dia 4 de junho). A data foi criada pela Organização das Nações Unidades (ONU) em 1982, como um meio para que a população mundial refletisse sobre o tema.

A mostra, que permanece na Alerj até o dia 30 de junho, é uma seleção de 20 pinturas a óleo sobre tela cuja ideia é a de chamar a atenção para as questões que envolvem as crianças na sociedade contemporânea utilizando seu próprio cotidiano. Ela também estará acontecendo junto à Semana Estadual de Campanha de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, que ocorrerá de12 a 18 de junho.

“É um momento de reflexão para que se tenha o máximo de respeito pela infância”, salienta o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB). Com uma produção de 72 telas sobre a mesma temática, o arquiteto e urbanista Ronaldo Aráujo explicou que iniciou esta série no período em que estava trabalhando para a publicação de seu livro “Modificações no planejamento urbanístico: teoria e método de análise”, lançado no ano passado, pela editora Nobel.

“Eu ficava muito tempo com minha filha, na época com seis anos, e, observando muito ela, constatei que, ao mesmo tempo que discutia os problemas da cidade, vivenciava os problemas relacionados às crianças”, declarou o artista. O Palácio Tiradentes fica na Rua Dom Manuel, s/nº, Centro do Rio, e está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h. Feriados e domingos, o local funciona das 12 às 17h.

(texto de Symone Munay)

Nenhum comentário: