Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2011

História da Solenidade de Corpus Christi

http://2.bp.blogspot.com/-qWmLf3wF3a0/TgM5y5URJtI/AAAAAAAAACE/CVN6-YYdxu4/s1600/tapete+2011.jpg

História da festa de "CORPUS CHRISTI" no Brasil
A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses. No Brasil, numa carta de 9 de agosto de 1549, o Padre Manuel da Nóbrega, da Bahia, informava: “Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal”. (Cartas do Brasil, 86, Rio de Janeiro, 1931).
As procissões portuguesas eram esplendorosas: tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças e cantos. A imagem de São Jorge, padroeiro de Portugal, seguia a procissão montada em um cavalo, rodeada de oficiais de gala. [5]
A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A "infiorata" na Itália
Há dois séculos, todos os anos, por ocasião da Festa de Corpus Christi, na cidadezinha de Genzano de Roma, realiza-se a procissão da "infiorata", um imenso tapete de flores composto por 13 quadros, e que se estende por cerca de 2 mil metros quadrados pela central via Italo Belardi que sobe até a igreja de Santa Maria della Cima, de onde parte o Sacramento em honra do qual se faz este singular enfeite sobre as ruas.
Com legítimo orgulho os cidadãos explicam como são realizados estes quadros: com a seleção dos esboços cujo esquema será desenhado sobre o calçamento e confiado aos “infioratori” que trabalham com as flores. Há a paciente coleta de 350 mil flores (além das essências vegetais) que são conservadas nas grutas da pequena cidade com um minucioso trabalho de separação de pétalas das corolas. [7]


Tapetes de Rua em São João del-Rei
Com a participação crianças, de artistas locais e da comunidade, os Tapetes de Rua de São João del-Rei ganham interesse pela riqueza dos detalhes. Sempre São João del-Rei cultivou a arte dos Tapetes de Rua, mas um grupo de amigos e artistas plásticos, deu a este ofício uma forma mais apurada e artística. Durante a Semana Santa no Largo São Francisco, desde o ano 2.000, desenvolve-se a confecção e oficinas-viva de Tapete de Rua com crianças e entidades sócio-culturais de todos os bairros, para que esta tradição possa ser eternizada através de gerações.
http://www.saojoaodelreitransparente.com.br

[1] Site: Atibaiamania
http://www.atibaiamania.com.br/festas/corpus2002.htm

[2] site: ANotícia
http://an.uol.com.br/ancapital/2002/mai/31/
[3] Paróquia Nossa Senhora de Loreto
http://www.loreto.org.br/mai_corpus.as

[4] Site: Entre Redes
http://www.entreredes.org.br/index.php?op=conteudo&wcodigo=12500
[5] Site ouropreto.com.br
http://www.ouropreto.com.br/NOTICIAS.ASP?cod=950
[6] Rádio Vaticano
http://www.vaticanradio.org/portuguese/brasarchi/2001/RV24/01_24_35.htm
[7] Revista 30Dias
http://www.30giorni.it/br/articolo.asp?id=1358
[8] Fonte: site TerraBrasileira
http://www.terrabrasileira.net
[9] ACI Digital
http://www.acidigital.com/fiestas/eucaristia/historia.htm
 










Tapete em rua de Atibaia [3]


Artistica confecciona quadro - Matão-SP
Artista confeccionando quadro na rua para a festa de Corpus

Nenhum comentário: