Seguidores

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O barroco e a arte contemporânea

Redação em 02/06/11

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza recebe a exposição coletiva “Eco Barroco”, com curadoria de Rafael Limaverde e Simone Barreto, até o dia 17 de junho, com entrada Catraca Livre.
divulgação
Exposição fica em cartaz até o dia 17
Participam da exposição os seguintes artistas e coletivo de artistas: Euzébio Zloccowick (fotocolagem); Robézio Marqs, Henrique Viudez, LeoBdss (técnica mista); Francisco de Almeida (xilogravura); Diogo Braga (vídeo-instalação); e o Grupo Acidum (grafite/stencil).
A exposição reflete sobre a proximidade da arte contemporânea e o barroco. Artistas de diferentes linguagens foram convidados para uma compilação de múltiplos ecos do barroco na atualidade, não só resgatando este estilo como o aproximando dos dias de hoje, promovendo instigante debate entre artistas e épocas. As linguagens contempladas são fotografia, grafite, pintura, vídeoarte e xilogravura.
Após a Arte Moderna, que se esbaldou da nova tecnologia, a Arte Contemporânea surgiu procurando revisitar o passado, manifestando-se muitas vezes em técnicas aparentemente “acadêmicas”.
Arte Contemporânea se vê frente à mesma experiência do Barroco. Movimento posterior a época de grande avanço racional e tecnológico, se utilizando dessas possibilidades, porém dentro de uma nova configuração. O artista contemporâneo divide olhar entre as inovações do mundo globalizado em frenética transição, e suas tradições, sua espiritualidade. Experimentam um retorno às antigas técnicas e conhecimentos. Uma ressignificação de conteúdos e formas, um olhar não apenas técnico mais transcendente do mundo.
Tags: , ,

Nenhum comentário: