Seguidores

domingo, 18 de julho de 2010

POLO INDUSTRIAL DE SAQUAREMA

Notícias de Saquarema
Notícia n° 1758

Polo industrial de Saquarema inicia atividade
em: 16/07/2010

Com duas empresas já em funcionamento, a Sales Indústria de Alimentos, que envasa o azeite Quinta D´Adeia, e a Vitória Perfil, produtora de forros de PVC, o Pólo de Desenvolvimento Econômico de Saquarema iniciou suas atividades no começo do mês de julho

O empreendimento traz uma nova realidade para o município e seus arredores com a geração de cerca de dois mil e quinhentos empregos diretos e quatro mil indiretos. "Já no primeiro semestre do ano que vem deveremos estar com mais da metade das fábricas em atividade. O Polo traz uma nova perspectiva econômica para a população de Saquarema", comemora a prefeita Franciane Motta.

Numa área de 400.000 m², no quilômetro 54 da Rodovia Amaral Peixoto, no distrito de Sampaio Corrêa, outras vinte e três empresas de pequeno, médio e grande porte se instalarão até o final de 2011. Oito delas já estão em construção: a Lux Fios, de fios e cabos elétricos, a Eva Power, de corte a laser de emborrachados, Bywer, de injetados de plástico e a Paper Box, que fabrica papelão ondulado, estão entre elas. O investimento no Parque Industrial chega aos R$ 200 milhões

As novas empresas estão vindo para o município atraídas pelos benefícios das leis de incentivos fiscais e financeiros — 4.533/05, 5.534/05 e 5.636/2010 —, nas quais Saquarema foi enquadrada por uma iniciativa do deputado estadual Paulo Melo, inaugurando um modelo industrial de economia no município. "Procuramos um perfil de empresas que atendessem a critérios de geração de empregos e sustentabilidade, que beneficiassem a mão de obra local e a manutenção das características naturais do município", explica o engenheiro Nélson Naibert, da Rosa, Naibert Consultoria, empresa que projetou e captou empresas para o Pólo.

Dentre os atrativos para os empresários está a taxa de 2% de ICMS sobre a venda de produtos. A Investe Rio também incluiu a cidade no Fundo de Recuperação Econômica dos Municípios Fluminenses (Frenf), que financia até 60% do projeto, com juros de 2% ao ano. A cessão do terreno pelo tempo que a empresa estiver em atividade e a infra-estrutura com internet e energia em grande escala, além da proximidade com o Rio de Janeiro, também seduziram os empreendedores.

AS EMPRESAS
A Vitória Perfil começou a se instalar um julho do ano passado e está operando com a primeira de suas cinco linhas de produtos: forros de PVC. Ainda esse ano, a empresa também produzirá tubos e conexões, além de portas sanfonadas, quando deverá empregar cerca de 250 funcionários. “Os benefícios que encontramos para nos instalarmos aqui reflete no preço do produto final, que ficará mais barato”, conta Sérgio Delafane, dono da empresa.

A Sales Indústria de Alimentos iniciou suas atividades a cerca de um mês, empregando vinte trabalhadores. A empresa envasa azeite e azeite extra virgem importados de Portugal, o Quinta D"Aldeia, além de produzir o Tempero Composto, que é uma mistura de azeite com soja. Hoje, a empresa produz cerca de três mil caixas/dia.

fonte: http://www.saquarema.rj.gov.br/noticia.php?id=1758

Nenhum comentário: