Seguidores

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Projeto Caminhos Geológicos chega a Saquarema
em: 13/07/2010

O projeto Caminhos Geólogicos foi idealizado com o propósito de trazer a cultura da Geologia para o Estado do Rio de Janeiro, uma iniciativa pioneira do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro.

Os segredos da diversificada formação geológica do Estado do Rio de Janeiro estão sendo revelados em placas explicativas do Projeto Caminhos Geológicos. As placas, já alocadas em algumas cidades como Búzios, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Itaboraí, e agora em Saquarema, tratam das peculiaridades locais de interesse geológico fluminenses. Com a participação da UERJ e de outras instituições de ensino superior e de centros de pesquisa do Rio de Janeiro, o projeto, financiado pelo Governo do Estado e realizado pelo Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio), investe na ideia de que o conhecimento sobre a formação de uma paisagem promove a sua preservação.

Os temas das placas abrangem desde a formação de rochas e recursos minerais de uma região até a inserção da geografia do município na dinâmica de placas tectônicas. Os textos, elaborados por pesquisadores atuantes nas regiões contempladas, versam sobre assuntos pertinentes a elas.

A Lagoa Vermelha, em Vilatur, coloca Saquarema na rota do Projeto Caminhos Geológicos do DRM-RJ. As placas indicativas e explicativa foram colocadas na última sexta-feira, 09/07, pelos técnicos do DRM-RJ, com a presença do secretário de Meio Ambiente do município de Saquarema, Gilmar Magalhães. Uma indicativa na entrada de Vilatur, na Rodovia Amaral Peixoto, e outra em Vilatur, próxima ao DPO. A explicativa fica próxima à Lagoa Vermelha, com todas as informações sobre os estromatólitos, evidências de vida primitiva naquela área.

Estromatólitos são estruturas muito raras construídas pela ação de bactérias. Sua composição pode variar, mas na restinga da Massambaba são encontrados estromatólitos compostos por dolomita. A Lagoa Vermelha é hipersalina, o que lhe dá condição essencial para a sobrevivência das bactérias e existência dos estromatólitos. A preocupação do DRM-RJ é preservar essa área, para pesquisas e estudos científicos.

Nenhum comentário: