Seguidores

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Turismo

Conheça o Rio de Janeiro em passeios a pé

Projeto organiza visitas a ruas, praças, largos, museus, centros culturais, igrejas, mosteiros...


Foto: Pedro Kirilos|Riotur

Uma cidade é maravilhosa quando além de lindas paisagens, sua geografia e opções culturais são integradas. Conhecer mais do Rio de Janeiro é sempre um prazer, fica melhor ainda quando se têm à disposição um roteiro com inúmeras possibilidades de se visitar ruas, travessas e avenidas entre praças, largos e paços, que destacam históricos museus e centros culturais, além de igrejas, mosteiros e palácios belíssimos. O Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro - NeghaRIO - do Instituto de Geografia - IGEOG - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ criou o projeto Roteiros Geográficos do Rio que promove caminhadas gratuitas na área central do Rio de dia e à noite, e em outros pontos tais como os bairros Glória, Catete, Flamengo e Copacabana.
O projeto visa conhecer a geografia, a história, a arquitetura, a religiosidade, as artes e a cultura, afora o cotidiano da cidade revelando seus meandros, gênese, expansão, simbologias e metamorfoses. A iniciativa gera uma integração do carioca com seu próprio universo, convidando, igualmente, para esse passeio turistas brasileiros e estrangeiros. A ideia resgata o espaço urbano, onde os participantes conhecem e interagem com a geografia da sua região, assim o turista pode viver mais próximo da cultura carioca.
A partir do projeto é possível de maneira vibrante e direta aprender geografia e a vida de relações da cidade do Rio de Janeiro em lugares coletivos como Praça XV, Largo de São Francisco, Campo de Santana, Largo da Carioca, Avenida Mem de Sá, Avenida Treze de Maio, Morro de São Bento e também nos ambientes fechados como Theatro Municipal, Casa França-Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, Palácio Tiradentes, Igreja Nossa Senhora da Candelária e Mosteiro de São Bento. Veja a programação que é uma verdadeira caminhada de conhecimento pelas ruas da cidade na página XX.
Foto: Pedro Kirilos|Riotur
Programa e Itinerário:
• As Catedrais de São Sebastião do Rio de Janeiro
Qua, 19 de janeiro, às 9h, em frente à Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, na rua Uruguaiana.
• Igreja das Irmandades Negras de Rosário e Benedito (abrigou a Catedral de São Sebastião entre 1737 e 1808), templo no qual a Corte Portuguesa agradeceu a viagem bem sucedida em março de 1808 e, mais tarde, tornou-se sede da Câmara; Rua da Vala/Rua Uruguaiana (metrô do Rio de Janeiro); Rua do Rosário; Igreja de Santa Cruz dos Militares (abrigou a Catedral de São Sebastião de 1734 a 1737); Rua 1º de Março; Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, da Aclamação de Dom João VI  e do batizado de Isabel de Bourbon e Bragança (abrigou a Catedral de São Sebastião de 1808 a 1976); Rua Sete de Setembro (antiga Rua do Cano), a requalificação da Rua da Quitanda, Rua São José, Largo da Carioca, Esplanada de Santo Antônio, Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro (sagrada ao final dos anos setenta) e visitas nas referidas Catedrais de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Foto: Pedro Kirilos|Riotur

• Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé
Ter, 25 de janeiro, às 20h, no adro da Catedral Presbiteriana (Praça Tiradentes com Rua da Carioca).
• Catedral Evangélica do Rio de Janeiro e Real Gabinete Português de Leitura, Centro Cultural Carioca, Igreja Nossa Senhora da Lampadosa e da última missa de Tiradentes em vida; Av. Passos, Território da “Daspu”, Praça Tiradentes dos teatros seculares e dos modernos hotéis, Rua da Constituição, Gomes Freire dos hotéis de alta rotatividade, Lavradio dos antiquários e casas de shows de iluminação mutante. Quarteirão Cultural e do Rio Scenarium, Esplanada de Santo Antonio, Largo Braguinha, Mem de Sá dos sobrados exuberantes, samba de raiz, marchinhas, mambo, funk e rock. Seculares e simbólicos Arcos da Lapa, Rua Joaquim Silva, Escadaria Selaron, Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa e Sala Cecília Meireles.
Foto: Pedro Kirilos|Riotur

• Caminhando Entre Luzes no Centro do Rio à Noite
Qua, 26 de janeiro, às 20h, nos degraus da Casa França Brasil.
• Luminoso Centro Cultural Banco do Brasil, Alfândega/Casa França-Brasil do Rio Joanino, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Fonte de Luz e de Fé. Centro Cultural dos Correios, Rua Primeiro de Março, O foco de luz distante e permanente do Antigo Senado e da Catedral de Benedito e da Senhora do Rosário. O diálogo do Rio Colonial com a Cidade Maravilhosa, o Varandão do Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Rua do Ouvidor, logradouro inicial da iluminação a gás e da energia elétrica no espaço coletivo Carioca, de Machado de Assis e Chiquinha Gonzaga, bem como dos primeiros acordes do Carnaval Carioca, das lutas pelo abolicionismo e a República e das Confeitarias e lojas elegantes. O brilho das estrelas Carmen e Aurora Miranda no sobrado da Travessa do Comércio. Iluminação da antiga Catedral da Sé/Igreja do Carmo, de volta à claridade do Convento dos Carmelitas, Paço Imperial e da Luminar Isabel de Bourbon e Bragança. Os refletores sobre Tiradentes e ALERJ, Esplanada do Castelo, o brilho e o requinte dos antigos Ministérios da Fazenda, do MEC e a austeridade do Ministério do Trabalho – Luzia dos Santos e Geográficos olhares. A Academia Brasileira de Letras, as novas Torres da Esplanada do Castelo, o universo de extrema luminosidade da Cinelândia e seus Majestosos Prédios. O Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional, o Boêmio Amarelinho, a Câmara dos Vereadores/Palácio Pedro Ernesto, o Centro Cultural da Justiça Federal e o Cine Odeon.
Roteiros Geográficos do RioProjeto de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Roteiros a pé e grátis – com tempo chuvoso, roteiros cancelados.
Inscrições grátis por: roteirosgeorio@uol.com.br / (21) 8871-7238 www.roteiros.igeog.uerj.br
Twitter: @roteirosgeorio
Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello
Bolsistas: Ruan Rocha, Laura Gondim, Ricardo Brenelli
Pós-Graduando Colaborador: Prof. Ivo Venerotti
Mestrandas Colaboradoras: Profas. Melissa Anjos e Olga Maíra Figueiredo
(integrantes do NeghaRIO – IGEOG – UERJ)

Nenhum comentário: