Seguidores

domingo, 26 de dezembro de 2010

Museu Histórico Nacional

Conheça as exposições permanentes do Museu Histórico Nacional

Uma viagem pela história do Brasil em um dos museus mais importantes do país


Foto: Ricardo Bhering|Museu Histórico Nacional

O circuito de exposições permanentes do Museu Histórico Nacional foi revitalizado e está de cara nova. É uma oportunidade para conhecer um dos museus mais importantes do país, criado em 1922.

Entre as novidades estão os “Portugueses no Mundo”, que conta como foi a expansão marítima portuguesa no período de 1415 a 1822, incluindo a colonização do Brasil e a proclamação da Independência por D. Pedro I. O curioso será ouvir a “Carta de Caminha” narrada pelo ator Paulo Autran, além de efeitos especiais apresentando as rotas das navegações portuguesas entre 1415 e 1557. Já as exposições “Construção da Nação” e “Cidadania em Construção” desbravam detalhes dos principais fatos históricos brasileiros em dois momentos: de 1822 a 1889 e de 1889 até os dias de hoje, respectivamente.
Como o museu fica pertinho da Praça XV, aproveite para conhecer também o Paço Imperial, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Ilha Fiscal.

Foto: Pedro Kirilos|Riotur

Exposições Permanentes

• Portugueses no Mundo - 1415 a 1822Apresenta desde a expansão marítima portuguesa, suas causas e conseqüências, sobretudo a colonização do Brasil, até a proclamação da Independência por D. Pedro I.
São abordados: o período da União Ibérica, com Portugal e Espanha governados pela mesma Coroa; as presenças francesa e holandesa nos séculos XVI e XVII; a expansão territorial da colônia;  a exploração de ouro e diamantes  nas Minas Gerais e seu reflexo na estética do Barroco; a contribuição cultural dos negros africanos e  seus descendentes na formação histórica brasileira; as transformações ocorridas no Rio de Janeiro e Brasil a partir da chegada de D. João, em 1808, e as causas que levaram à proclamação da independência.
Multimídia com as rotas das navegações portuguesas empreendidas (1415 a 1557) e a “Carta de Caminha”, narrada por Paulo Autran, dinamizam a exposição. Entre as peças de acervo, a moeda “Índio”, exemplar único no mundo, cunhada em prata no reinado de D. Manuel I (1495-1521).

• A Construção da Nação - 1822 - 1889Apresenta desde a Independência até o exílio da família imperial com a proclamação da República. São abordados: os conflitos e as soluções sob a égide do Imperador D. Pedro I; sua abdicação e retorno a Portugal; o cumprimento da Constituição de 1824, assegurando o trono a D. Pedro II; a consolidação do Estado Imperial; a economia baseada na mão de obra escrava; a guerra da Tríplice Aliança; a atuação da Princesa Isabel; a abolição da escravidão, o exílio a partir da Proclamação da República.
O Imperador D. Pedro II é apresentado a partir de três enfoques: o filósofo e sua relação com os avanços artísticos, científicos, tecnológicos; o Imperador por ele mesmo, com frases do próprio revelando seu modo de ver temas como a educação, o dever do Estado, a saúde, etc. e o Imperador visto pela imprensa.
Em exposição, exemplar raro da medalha intitulada Peça da Coroação de D. Pedro I, a mesa da Constituinte de 1824, símbolos do segundo reinado, e pinturas monumentais como Combate Naval do Riachuelo e O Último Baile da Ilha Fiscal.

• A Cidadania em Construção - 1889 à atualidadeApresenta o sistema republicano instaurado a partir de 1889, abordando os direitos políticos, civis e sociais. Ser cidadão significa pertencer a uma comunidade, exercer direitos e deveres, reconhecer a distinção entre os interesses públicos e privados.
Em exposição, o painel síntese da história do Brasil, de Clécio Penedo e o tríptico A República, de Helios Seelinger; a mesa da Constituinte de 1891; retratos de Tiradentes, cujo mito de herói foi uma criação republicana; urnas, títulos de eleitor e cédulas de votar, entre outros documentos; uniformes e instrumentos de trabalho, objetos relacionados à educação, saúde, moradia, esporte e lazer. Vídeos com imagens do século XX permeiam toda a exposição.

• OreretamaAmbientação reproduz caverna pré-histórica do Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, com desenhos rupestres representando animais. Sambaquis, encontrados no litoral do Rio de Janeiro, alertam para a necessidade de preservação dos sítios arqueológicos e do meio ambiente. Palavra que em tupi significa “a nossa morada”, Oreretama apresenta a pré-história brasileira e as populações indígenas, sua cultura, utensílios, mitos e saberes. Acervo e multimídia documentam a cerimônia do Kuarup.

• Coleção de Moedas - Uma Outra HistóriaRecriação de um antigo Gabinete de Numismática, mostrando a formação da coleção do próprio Museu, representada por conjuntos de  moedas,  medalhas, condecorações,  papel moeda, selos, sinetes, cunhos e  matrizes, além de itens contemporâneos, como cartões telefônicos.

• As Moedas Contam a HistóriaA evolução da moeda no mundo, do século VII a. C. ao XX, abrangendo praticamente todas as regiões habitadas do planeta. Fornece um panorama da história política, econômica e social.
Entre as peças, uma das primeiras moedas cunhadas, um meio estáter de prata do rei Creso, da Lídia, datada do século VI a.C.; moeda romana retratando o Imperador Júlio Cesar de 46 a. C. e outra em bronze – 80 dracmas – com a imagem da rainha do Egito Cleópatra VII. Todas as moedas atualmente em circulação, inclusive o euro, também estão em exposição.

• Do Móvel ao Automóvel: Transitando pela HistóriaA única exposição de longa duração que permanece no térreo, devido ao acervo de grandes proporções, reúne 27 peças, entre cadeirinhas de arruar, berlindas, traquitanas e  um automóvel do início do século XX, o Protos, que pertenceu ao Barão do Rio Branco. Em destaque, veículos da Casa Real portuguesa e da família imperial brasileira
• Farmácia Homeopática Teixeira NovaesReconstituição da tradicional farmácia que funcionou de 1847 a 1983 na Rua Gonçalves Dias, no centro do Rio de Janeiro, e foi doada ao Museu em 1987 pela Fundação Roberto Marinho.
• Pátio dos CanhõesColeção de canhões, que inclui, entre outros, exemplares portugueses, ingleses, franceses e brasileiros. Adequados ao manuseio de portadores de deficiência visual, todas as peças têm legenda em braille.
Museu Histórico NacionalAberto ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30m e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Fechado todas as segundas-feiras.
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN e do IBRAM; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor.

Local: Praça Marechal Âncora, s/nº - Praça Quinze de Novembro - Centro
Tels. 2550-9224 / 2550-9220  
Ter-Sex, 10-17:30h - Sáb-Dom e Feriados, 14-18h
Entrada franca aos Domingos
mhn02@visualnet.com.br
www.museuhistoriconacional.com.br
Acesso: Ônibus que passem pela Praça XV – Metrô Estação Cinelândia – Terminal de barcas da Praça XV.

creditos:

Nenhum comentário: