Seguidores

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Exposição

Rio recebe exposição Mundo Jurássico
Da Redação
Quem vive no Rio de Janeiro poderá conferir de perto fósseis do tempo dos dinossauros. Entre eles, um fêmur de um dinossauro com 20 metros que viveu há 80 milhões de anos no Brasil. A exposição Mundo Jurássico, que chega à cidade pela primeira vez, recebe o conceituado paleontólogo e pesquisador do Museu Nacional Alexander Kellner para tours exclusivos.
O próximo tour acontece no sábado (19) em três horários: 14h (exclusivo para uma ação social), 16h e 18h. Nestas ocasiões, os visitantes vão aprender mais sobre os dinossauros e se deliciar com as histórias contadas por Kellner, que já conta com mais de 238 publicações e é autor do livro “Pterossauros: os senhores do céu do Brasil”, editado pela Vieira & Lent Casa Editorial, a venda na exposição.
Com alta tecnologia de iluminação, sonorização e movimentos precisos, a exposição Mundo Jurássico proporciona a adultos e crianças uma experiência única e uma verdadeira viagem no tempo. Com investimento de 1,5 milhões de dólares,  a exposição produzida pela Conexão Cultural conta com guias especializados, um filme explicativo de 10 minutos e apresenta réplicas robotizadas em tamanho natural que simulam som e movimento de animais pré-históricos, como o Tiranossauro Rex de sete metros de altura. Nem os rugidos altos e temíveis, que passam ainda mais realismo à exposição, assustam o público curioso em conferir os 25 robôs e seis replicas de esqueletos de dinossauros expostos em um salão de 2 mil metros quadrados.
Durante a exposição, de aproximadamente 40 minutos, o público percorre os quatro ambientes projetados por técnicos especializados em cenários cinematográficos, museólogos, arquitetos e paisagistas, garantindo um visual próximo à realidade da época, que também conta com decoração, sonorização e iluminação adequadas. A exposição também conta com uma área interativa onde as crianças poderão simular escavações de fósseis em areia higienizada, desenhar e colorir o que aprenderam e mover as robôs por meio de joysticks. Extintos há mais de 65 milhões de anos, os dinossauros despertam no imaginário coletivo fantasias e  questionamentos. No "Mundo Jurássico", o público poderá fazer percursos que ensinam a curiosa história desses animais de maneira divertida guiados por profissionais treinados. Serão expostos também textos sobre a história da humanidade, antes e depois do surgimento do homem, explicando a classificação dos dinossauros, fósseis, entre muitas outras curiosidades. A atração, que já passou por São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Belém, Manaus e Salvador, pode ser visitada até 20 de março, no Extra 24 horas da Barra da Tijuca.
(MG)

Nenhum comentário: