Gostaria de compartilhar com você um email que enviei minutos atrás aos amigos da comunidade da Ecovila Clareando, contando um pouco do que fiquei sabendo a respeito de ações de um instituto de bioconstrução para reerguer a cidade de Bom Jardim, RJ, atingida fortemente pelas chuvas de janeiro: Trago notícias do Tibá, instituto de bioconstrução situado em Bom Jardim, na serra fluminense. A cidade também foi largamente atingida pelas enchentes e deslizamentos de terra que destruíram toda a região. Dias atrás, escrevi para o Peter Van Lengen, filho do Johan van Lengen (fundador do Tibá, na foto), para saber como estavam as coisas por lá e se, de alguma maneira, o Tibá estava envolvido em ações de reconstrução da cidade.
A resposta que tive foi um alento, um estímulo dos bons, que nos faz crer e sentir que estamos no caminho certo. O Tibá, por sorte, não sofreu estragos. As estruturas continuam lá, em pé, e seus moradores e voluntários estão todos bem. Pontes e estradas que ligam o Tibá à cidade - distante cerca de 3 km do centro - foram destruídas. Por alguns dias, eles ficaram isolados, mas aos poucos os acessos foram sendo reconstruídos e eles, então, puderam descer até a cidade para ver de perto os estragos das chuvas.
Tocados pelo sofrimento de quem perdeu tudo, eles agora começaram um movimento na cidade, junto à prefeitura, para propor a construção de casas aos desabrigados/desalojados, que possam ser levantadas rapidamente e com custos baixos. A solução sugerida pelo Tibá - de erguer casas de superadobe e cascaje (tipo de laje feita em fôrmas que proporcionam estruturas fininhas, como casquinhas de concreto) deve nos servir como fôlego extra para aqueles momentos em que construir na ecovila parece complicado, chato, difícil, caro etc.etc.etc.
Se for adiante, o projeto de reconstrução da cidade poderá servir de exemplo a outros locais em que a natureza explodiu sinais claros de saturação de nossos impactos desmedidos. As novas casas de superadobe, certamente, serão erguidas em mutirões solidários, com as mãos dos moradores e voluntários. Não serão casas populares feitas de qualquer jeito, sem zelar pelo conforto das famílias, só para ser mais um número nas estatísticas do governo. Há uma diferença grande entre construir casas e construir lares... E a ideia do Tibá, ao que parece, é dar chance às pessoas de reconstruírem seus lares.
Pensando na nossa comunidade, construir uma ecovila para ser um laboratório da Agenda 21 faz parte desse processo de mostrar ao mundo que é possível, sim, construir locais mais afinados com as necessidades do planeta, mais saudáveis para se viver, mais duradouros e que possam ser herdados pelas futuras gerações.
Para muitos de nós, os desafios que encontramos para construir na Ecovila Clareando parecem grandes demais, desestimulantes até. Mas é aí que temos que seguir firmes em nossos propósitos, relembrando os porquês de nossas escolhas e regras de construção, firmadas em acordos e contratos. Elas não existem para complicar a vida de ninguém. Ao contrário, estão vivas para nos fazer pensar e refletir, a todo instante, que vale a pena cada conquista, cada tijolo de adobe saído da fôrma, cada gota de suor caída na terra.
Saber erguer uma casa, cultivar alimentos e viver em comunidade é, sem dúvida, estar mais apto a este novo momento que vivemos. Temos nas mãos - e nos corações - a oportunidade. Vamos juntos, então, nessa jornada linda. É hora de respirar fundo, olhar nos olhos uns dos outros e sentir com corpo e alma que o momento é agora. Com o espírito de Luther King, que dizia não temer os maus, mas sim o silêncio dos bons, vamos juntos, hoje, amanhã e depois de amanhã.
um beijo grande,
de coração nutrido de esperança e gratidão,
Giuliana
p.s.: o Tibá criou um blog para compartilhar suas ações em Bom Jardim. Visitem e se inspirem nas histórias de quem não tem dúvidas a respeito de um viver mais sustentável. Ah, e leiam os posts dos dias 27 e 28 de janeiro, com mais detalhes sobre como eles sobreviveram às enchentes: http://tibazine.wordpress.com/. Tem ainda o site do Tibá, que também traz novidades: HTTP://tibarose.com.
Créditos ,link aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário