Seguidores

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vida Orgânica

Tingimento menos poluente


Tecnologia inovadora reduz consumo de água, sal e insumos no tingimento de tecidos.

Um estudo de pesquisadores da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, resultou em um processo inovador de tingimento de tecidos. O Dye Clean - algo como "tingir limpo", em inglês - reaproveita a água utilizada nos banhos de cor. Assim, reduz o consumo de água limpa em até 80%, pois permite várias tinturas em um mesmo banho sem descarte da água, tratamento ou filtração intermediários.

Lourival Flor, diretor da empresa brasileira que lançou o método no país, diz que o processo ainda reduz a salinização dos corpos de água e o uso de produtos químicos. "O tingimento por esgotamento tem uma economia de até 50% de químicos e auxiliares e 80% de sal, esse último o componente que exige tratamentos de alto custo para ser retirado da água que é descartada", explica o empresário, que classifica a tecnologia como inédita no setor.


Processo também oferece qualidade ao tingimento, com mais segurança na igualização das cores. Foto: Lila Batista

Testes com mais de dez mil toneladas de tecidos comprovaram as vantagens do Dye Clean. A novidade já está em funcionamento em algumas fábricas que, além de preservar o meio ambiente, economizam. A redução do consumo de água e dos custos com tratamento de efluentes, de estocagem e manuseio do sal proporcionam economia de até 20% no custo total dos processos de tingimento, "e ganhos imensuráveis para o nosso planeta", conclui Lourival.


Laboratório da empresa testou novo tingimento em dez mil toneladas de tecidos e comprovou a economia de água e redução da poluição.

créditos, link aqui.

Nenhum comentário: