Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2011

Exposição de fotografias

Tempo Real
Publicada em 16 de março de 2011 - 15 h 40
Paulo Melo Visita Exposição Paraiba do Sul: Um Rio de Histórias
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), prestigiou nesta quarta-feira (16/03) a exposição Paraíba do Sul: Um Rio de Histórias, sediada no Saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes. Montada com material produzido pelo fotógrafo Rafael Wallace, editor de fotografia da Diretoria Geral de Comunicação Social da Casa, a amostra ficará no Parlamento até o dia 11 de abril, das 10h às 17h. Aos domingos, a exposição, que é gratuita, estará aberta das 12h às 17h. “Uma exposição como esta é fundamental para que possamos desenvolver a consciência ambiental da população”, afirmou o parlamentar, informando que a exposição será itinerante e passará por 17 municípios do estado, localizados às margens do rio.
“Preservar aquilo que nós temos é, antes de tudo, uma obrigação. Mas a conscientização é necessária para que esta preservação seja rotineira. Então, levar a exposição itinerante a estas 17 cidades tem o objetivo de aprimorar este processo na defesa dos recursos naturais e do meio ambiente”, defendeu Melo. O Rio Paraíba do Sul é o mais importante do estado, sendo fonte de água, trabalho, alimento, energia e lazer para milhões de cidadãos, nos 500 quilômetros de seu percurso em terras fluminenses. A exposição ressalta a importância para o estado sobre a necessidade de preservação deste patrimônio natural, que beneficia diretamente mais de 12 milhões de cidadãos. Em seu longo trajeto a caminho do mar, o Paraíba, como é chamado pela população, demarca os limites territoriais, atrai turistas, contribui com a agricultura, proporciona lindas paisagens e é fonte de vida, através de sua água, que abastece os lares fluminenses.
Apesar de sua imensa beleza e importância, o rio Paraíba do Sul também é alvo de despejo de esgoto e de produtos químicos, gerados pelas indústrias instaladas em suas margens. Por conta destes problemas, o rio constantemente é tema de audiências públicas e debates na Alerj. Sempre com o objetivo de preservá-lo, os deputados já se reuniram para protestar contra uma possível transposição de suas águas, que seria realizada no Estado de São Paulo e poderia afetar milhões de cidadãos no Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:Exposição Paraíba do Sul: Um Rio de Histórias
Saguão Getúlio Vargas, no Palácio Tiradentes, na Rua Dom Manuel, sem número.
Segunda à sábado das 10 às 17 horas, e aos domingos, das 12 às 17 horas.
Entrada Franca
créditos, link aqui.

Nenhum comentário: