Seguidores

quinta-feira, 17 de março de 2011

Espaço Mulher

REPERCUSSÃO NA VIDA DAS MULHERES PROVOCADA PELA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF

Ao recebemos muitas correspondências e ao mantermos muitos contatos com entidades associativas efeminas em muitas partes do mundo verificamos a citação e a expectativa sobre a Presidenta Dilma Roussef, que se destaca junto as outras poucas mulheres na decisão e posto máximo de seus países.
Sem dúvida, é como se passássemos a outro capítulo da história do Brasil em relação ao feminismo e o acesso das mulheres nas decisões de poder.
Ao preencher 8 pastas com Ministras também promove e estende as outras mulheres a oportunidade de junto com ela e os outros ministros para promoverem soluções para um Brasil melhor, e para que as mulheres brasileiras possam ser tratadas como cidadãs de primeira classe.
Recentemente em uma de nossas palestras junto a outras lideranças femininas em São Paulo, fiz a citação: “Vamos juntas com a Presidenta Dilma assumir a presidência de nossas entidades, agindo de forma prática, objetiva e com vistas a melhores resultados, e vamos juntas com ela fazermos parte da presidência do Brasil, colaborando em todos os níveis possíveis com nossas sugestões, críticas, colaboração”.
A aceitação desta proposta de assumirmos efetivamente a presidência e a liderança de nossas entidades da mesma forma que esperamos que a presidenta Dilma faça como o Brasil.
Percebemos o quão profundamente este convite causou a cada uma das presentes ao evento, e posteriormente em seus comentários pós-evento. Houve uma conscientização que para exigirmos também precisamos fazer a nossa parte, partindo de um micro universo que é a nossa entidade (que pertencemos, dirigimos ou presidimos) para a compreensão e participação no macro universo, que é o mundo político social do país.
Enquanto não assumimos também o nosso papel de liderança e a nossa missão, não temos alicerces para compreender e agir nas melhorias do nosso país.
Já citava um velho adágio:” Criticar é mais fácil, fazer é mais difícil”.
Em pleno século 21 em que os abusos e violências se expandem até pela tecnologia, as mulheres precisam esforçarem-se para conquistar frentes de lideranças de forma a suprir as lacunas no empoderamento e na tomada de decisões, desde as suas proximidades profissionais, acadêmicas, de bairros etc. até ao preenchimento de cargos parlamentares, pois só assim conseguiremos multiplicarmos as chances de transpor as barreiras, e assim aumentarmos o número de mulheres nas câmaras (municipal e federal), nas assembléias, no senado, nas prefeituras, governos estaduais e até para a presidência da República.
Que a repercussão da eleição da Presidenta Dilma faça aumentar o interesse das mulheres para enfrentarem as dificuldades interpostas a quem se decide liderar e reescrever a história do micro ao macro universo sócio político, e influir em outras pessoas, ter acesso ao poder e decidir os destinos de seu país, com a visão e experiência feminina, de forma comprovada, e não apenas teórica.
Parabenizamos a todas as iniciativas das novas ministras que junto com seus pares já começam a apresentar novas propostas e soluções mais viáveis para nosso país.
Receba a edição n° 110 do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA... com fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe.
créditos, link aqui.

Nenhum comentário: