Ações têm início no próximo dia 24, com participação da entidade como parceiro estratégico no Fórum Mundial de Sustentabilidade. Para marcar o Dia Mundial da Floresta, comemorado hoje, 21 de março, a FAS – Fundação Amazonas Sustentável anuncia o lançamento de seu calendário de ações para 2011, eleito pela ONU o Ano Internacional das Florestas.
Alinhada com os objetivos da campanha mundial, a agenda de atividades, que visa sensibilizar a sociedade brasileira para a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável das florestas, tem início no próximo dia 24 de março, com a participação da entidade como parceiro estratégico do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais, LIDE, em Manaus, no Amazonas. Sob o tema “Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta”, o evento contará com a presençade lideranças empresariais, políticas, ambientais em defesa das práticas e mecanismos bem-sucedidos para o desenvolvimento sustentável mundial.
De acordo com o superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, o grande desafio em relação às florestas, desde a perspectiva global, é, em primeiro lugar, reduzir as taxas de desmatamento. “Não é mais possível perder áreas de florestas em qualquer lugar do mundo”, diz, reforçando que “o segundo grande desafio é fazer com que as populações que vivem nessas áreas, em especial as populações mais pobres, melhorem de vida. E nós temos aí mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo que vivem em áreas muito próximas ou dentro de áreas de florestas e que devem ser focos de atenção especial de todos nós”.
O executivo da FAS, também lembra o esforço da entidade no ano passado para promover o desenvolvimento sustentável e a conservação das florestas no Amazonas. “A FAS iniciou 2011 com uma perspectiva muito animadora em função de termos alcançado resultados muito expressivos em 2010. Nós conseguimos chegar a uma marca de mais 7.500 famílias participantes do nosso principal programa, que é o Bolsa Floresta. Conseguimos ter grandes ganhos do ponto de vista do aumento de renda dessas comunidades, a partir do manejo da floresta. E depois os grandes avanços que tivermos na área de educação, com a criação dessas mini-universidades no meio da floresta que nós chamamos de núcleos de conservação e sustentabilidade, que tem aberto uma janela nova de desafios e de conquistas importantes, porque o principal desafio que nós temos é fazer com que as pessoas percebam que a floresta pode valer mais em pé do que derrubada e, em segundo lugar, que aprendam como fazer isso”, diz.
Outro destaque da atuação da entidade é o projeto para redução de emissões por desmatamento e degradação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no Amazonas. O projeto foi o primeiro do mundo a receber o padrão de qualidade ouro. Segundo Viana, a perspectiva é que até 2016 a iniciativa tenha evitado a emissão de cerca de 3 milhões e meio de toneladas de gás carbônico lançados na atmosfera.
Sobre a FAS: A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário