Seguidores

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Espetáculo gratuito em homenagem a Gonzaguinha

Uerj apresenta espetáculo gratuito em homenagem a Gonzaguinha

 26/04/2011 - 20:18h - Atualizado em 26/04/2011
 » Por Ascom da Uerj
Evento nesta sexta-feira marca os 20 anos de morte do artista

O Departamento Cultural da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) recebe o espetáculo teatral “EnCanta Gonzaguinha – um tributo aos 20 anos de imortalidade do artista”, nesta sexta-feira (29/4), às 18h30, no Teatro Noel Rosa – Centro Cultural da Uerj. O evento faz parte de mais uma edição do projeto “Uerj em casa”, que abre as portas dos espaços culturais da universidade para grupos artísticos que possuam vínculo com a comunidade interna da própria universidade.

O evento é uma parceria entre o Projeto de Extensão do Instituto de Artes da Universidade – Grupo Kinesis – Núcleo de Artes Cênicas da Uerj e o Centro de Artes da Fundação Calouste Gulbenkian. A entrada é franca.

O espetáculo traça a trajetória de Gonzaguinha, desde a sua infância de garoto solto no morro de São Carlos, passando pela sua juventude engajada no movimento artístico-político nacional, até a sua súbita despedida no auge da carreira em 1991, decorrido apenas dois anos depois da morte de seu pai, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O cantor, que teve parte de sua vida marcada pela tuberculose, era autor de letras elaboradas, com melodias rebuscadas, que o colocam no topo da lista dos maiores compositores da MPB.

Durante a ditadura militar, chegou a ser o quinto mais citado nos arquivos Dops. O “cantor rancor”, como era chamado durante esse período, ficou conhecido por uns pela sua agressividade, e por outros por sua doçura. A apresentação ocorrerá no dia em que a morte de Gonzaguinha completa 20 anos.

Serviço

EnCanta Gonzaguinha – um tributo aos 20 anos de imortalidade do artista
Data: Sexta-feira (29/4)
Horário: 18h30
Local: Teatro Noel Rosa/Centro Cultural da Uerj
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Entrada franca
Classificação livre

Nenhum comentário: