Seguidores

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Meio Ambiente Urgente!

DIA DO PLANETA TERRA #earthday #diadaterra #diadelatierra

tituloterra
Adicionar legenda
Os problemas são muitos. Porém alguns deles passam por ações simples e fáceis de praticar. Vamos tentar?
Aqui, uma das muitas formas de ajudar a preservar o planeta.
terra_respeitoA Ong Guardiões do Mar, desenvolve atualmente dois grandes projetos na área de reciclagem. Ambos cobrem uma área de mais de 3.000 quilômetros quadrados. O Projeto CataSonhos patrocinado pela Petrobras acontece nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e alguns pontos do Rio de Janeiro, a saber: Brás de Pina, Complexo do Alemão e Centro. Já o Projeto Rede Leste com patrocínio da Fundação Banco do Brasil e BNDES, acontece em 12 municípios: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Cachoeiras de Macacu, Tanguá, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Saquarema, Maricá, Araruama, Silva Jardim. O projeto Rede Leste acontece com a importante parceria do Instituto Brasil Social (IBS). Os municípios listados estão sendo visitados para constatar a viabilidade de implantação e/ou legalização/atualização de cooperativas de catadores e assim, instituirmos uma rede de comercialização de materiais entre eles.
terra_preservacaoO sucesso destes dois projetos está baseado na formação ou recuperação de grupos produtivos (cooperativas) nestas localidades, criando-se ao todo (ambos os projetos) aproximadamente 480 postos de trabalho com geração de renda para os catadores e seus familiares. Os patrocinadores fomentam toda a infraestrutura, como caminhões, balanças, prensas, EPI’s, técnicos para capacitar os catadores, logística, uniformes, espaços físicos, computadores, entre muitas outras coisas. Porém, o sucesso desta empreitada, bem como a criação deste grande número de empregos emperra em uma coisa simples: a quantidade de material reciclável disponível para os grupos existentes ou que serão constituídos. Nossa missão e identificar, grupos organizados ou não, convidá-los a se organizarem ou reorganizar aqueles que se dispersaram. Tirá-los das ruas e instalá-los em espaços físicos melhorando a qualidade laboral e consequentemente de vida dessas famílias e qualidade ambiental e estética das cidades onde estão inseridos.
Em suma, dispomos de quase tudo que necessitamos para transformar estas pessoas em cidadãos novamente, melhorar a qualidade ambiental das cidades e ainda ajudar na criação de massa crítica disseminando um conceito de cidadão socialmente mais justo e ambientalmente correto. Como disse antes, dispomos de Quase Tudo!
O SUCESSO DESTES PROJETOS DEPENDE:
1o - Do envolvimento da população, de forma que tomem conhecimento e consciência de que aquilo que não lhes serve mais, ou seja, literalmente o seu “lixo” (latinhas, papel, papelão, jornais, revistas, caixinhas longa vida, plásticos diversos, copinhos de iogurte, vidros, panelas velhas, entre tantas outras coisas). Se estas coisas forem descartadas de forma correta, servirão de matéria prima para centenas de famílias. Além disso, é preciso que a sociedade assuma pequenas responsabilidades no sentido de cobrar do Poder Público local que cumpra o seu papel. Investir em ações de coleta seletiva: De nada adianta o cidadão de forma geral não jogar o seu “lixo” em qualquer lugar, guardar na bolsa aquele papel de bala ou garrafinha de água até encontrar uma lixeira seletiva, se a Prefeitura vem e mistura tudo, entupindo assim, os aterros sanitários de materiais que poderiam (E DEVERIAM) estar gerando empregos e renda para os menos favorecidos. Além disso, criando problemas ambientais e de saúde pública, pois aumentam a quantidade de vetores, que poderiam ser evitados com uma simples ação ordenada de coleta seletiva nas cidades.
2o – Do Poder Público conscientizar-se de seu papel na formação de uma sociedade ambientalmente correta e socialmente mais justa. Educação ambiental nas escolas, campanhas de comunicação e investimentos em coleta seletiva, parcerias com grupos, associações, Ongs e cooperativas, no sentido de ceder espaços físicos ociosos para tornarem-se galpões de reciclagem, cessão de caminhões para a coleta seletiva, incentivos diversos aos munícipes para selecionarem corretamente seus resíduos, etc.
3o - Do Segundo Setor (empresas em geral) se tornar parceiro da sociedade, do Poder Público e dos catadores. Basta que grandes geradores como supermercados, shoppings, condomínios e outras empresas passem a doar seus resíduos (descartados de forma correta) que muitos e muitos empregos diretos seriam gerados. Com isso, ganham todos. Os catadores que passarão a ter salários e assim, reaquecem a economia, passando a consumir; os governos, que arrecadarão mais impostos; e, a sociedade que terá uma cidade mais limpa e menos incidência de doenças causadas por vetores.
4o – Da imprensa que já tem feito um bom trabalho divulgando boas práticas neste sentido. Mas, precisamos de uma massificação da informação, de forma que a sociedade não tenha mais dúvidas de como agir para melhorar sua rua, bairro, município e em efeito cascata: o PLANETA TERRA. Esta mesma imprensa precisa “desmascarar” os que se omitem e “escancarar” os que praticam o bem.
Em resumo, no mês de abril, comemoramos o dia do Planeta Terra (22/04). Como falar de paz, de amor, respeito, justiça, desenvolvimento sustentável, entre tantos outros sentimentos e ações nobres, se não nos predispomos a realizar atividades simples como separar o “NOSSO LIXO”? Como podemos diminuir o impacto ambiental das cidades, melhorando a qualidade estética e ainda gerando emprego e renda, sem a menos cobrar que os governos façam a sua “pequena” parte neste processo?
terra_pazNo mês em que comemoramos o dia da Terra, fazemos um apelo aos Governos, Empresas e Sociedade em geral: Vamos cuidar melhor da nossa casa, nossa rua, nossa cidade. Para isso, comecemos com o mais simples: selecionemos corretamente nossos resíduos e doemos a um catador ou cooperativa de reciclagem.
Ruas limpas, menos catástrofes com chuvas torrenciais, rios mais limpos, cidades com mais árvores. Saibam todos que qualidade de vida, passa por ações simples. Basta querer!
VAMOS FAZER A NOSSA PARTE?
Pedro Belga
Presidente da Ong Guardiões do Mar

Nenhum comentário: