Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Literatura

Biblioteca Nacional promove colóquio sobre os poderes do livro


No dia 5 de maio, das 14h às 19h, a Biblioteca Nacional realiza o colóquio “Os poderes do livro”, ciclo de palestras que marcam o lançamento de quatro volumes da Coleção Memória Editorial (Edusp/Com-Arte) e do primeiro número da edição da Revista Livro, editada pela ECA-USP.
Um dos maiores nomes internacionais do campo universitário dedicado aos estudos da história editorial e das perspectivas atuais para o livro, ao lado de Roger Chartier e Robert Darnton, Jean-Yves Mollier apresenta, durante o evento, a conferência “Os Poderes do Livro: Leitura e Censura no Mundo Contemporâneo, com mediação da professora Marisa Deaecto (USP).
No momento em que as mídias digitais parecem exercer o império das palavras, Mollier explora a questão: “Quem tem medo dos livros?”. A conferência promoverá uma reflexão sobre o papel do livro e da censura, no cenário em que os tradicionais suportes de leitura entram em xeque. Como pano de fundo, o autor explora os sistemas de censura e coerção durante as recentes revoltas no Egito e estados islâmicos.
Mollier é autor de grande número de obras, três das quais já publicadas no Brasil: O dinheiro e as letras – História do capitalismo editorial (Edusp, 2010); O camelô – Figura emblemática da comunicação (Edusp, 2009); e A leitura e seu público no mundo contemporâneo (Autêntica, 2008).
O evento será no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional (Rua México, s/nº – Centro – Rio de Janeiro – RJ). A entrada é franca.
Clique aqui para ver a programação completa.
créditos, link aqui.

Nenhum comentário: