PROJETO "CÍLIOS NOS OLHOS D' ÁGUA" FOI LANÇADO NO PARQUE DA SERRA DA CONCÓRDIA (RJ)
Floresta da Serra da Concórdia - Valença (RJ)
"Cílios nos Olhos D' Água"
Serra da Concórdia (RJ) passa a ter projeto de recuperação ambiental
05/05/2011
O Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia, em Valença (RJ), ganha a partir de hoje o Projeto Cílios nos Olhos D'Água, Renasce o Verde, que tem como objetivo recuperar o Rio Paraíba do Sul e as vegetações ciliares da Mata Atlântica.
Responsável pelo abastecimento de água para pessoas que vivem na região metropolitana do Estado, a manutenção do rio depende diretamente de uma floresta bem conservada. Para isto, o projeto, inserido no Programa Petrobras Ambiental, envolverá proprietários rurais, autoridades e comunidades locais nos municípios de Valença, Barra do Piraí e Vassouras.
O objetivo é congregar atores sociais importantes que possam ter envolvimento com o projeto e registrar os trabalhos que serão realizados nos próximos dois anos na Serra da Concórdia.
O objetivo principal do Projeto Cílios nos Olhos D'Água, Renasce o Verde é preservar a Mata Atlântica, evitando a erosão que devasta a terra, assoreia os rios e pode trazer deslizamentos e enchentes.
A meta principal é recompor a vegetação natural em 50 hectares das Áreas de Preservação Permanente (APPs), que incluem as matas que beiram os canais fluviais, conhecidas como matas ciliares, os topos dos morros e as encostas íngremes.
Além disso, o projeto vai contribuir para a criação de corredores ecológicos entre áreas protegidas na região, como o Parque Estadual da Serra da Concórdia e o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.
Serão criados viveiros para 110 mil mudas e capacitadas 90 pessoas de comunidades locais para a coleta de sementes e manutenção dos viveiros. Também será criado um Sistema de Informações Geográficas para o planejamento das etapas, através da contratação de 50 trabalhadores rurais da região para recuperar as florestas e combater incêndios na mata.
Histórico
A região do médio rio Paraíba do Sul sofreu degradação ambiental nos últimos séculos, com a decadência das plantações de café, a chegada da pecuária extensiva e a urbanização desorganizada.
Nas regiões abrangidas pelo projeto, existe potencial para emprego e renda em atividades de recuperação ambiental e da instalação de serviços ambientais.
Nas regiões abrangidas pelo projeto, existe potencial para emprego e renda em atividades de recuperação ambiental e da instalação de serviços ambientais.
O projeto está alinhado aos objetivos do milênio apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU) que são a mitigação da fome e da pobreza, a inclusão social, a geração de renda e emprego em conjunto com o desenvolvimento sustentável.
O projeto também faz parte do Programa Petrobras Ambiental (PPA) que, de 2008 a 2012, tem como tema "Água e Clima", com investimentos de R$ 500 milhões em ações e projetos ambientais.
Os projetos patrocinados pelo PPA focam a gestão de recursos hídricos; a recuperação e conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e a fixação de carbono e emissões evitadas.
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário