Seguidores

sábado, 21 de maio de 2011

Papel dos surfistas no cuidado de rios e praias é destaque no Viva a Mata 2011





O uso, ocupação e proteção das praias será tema de debate no Viva a Mata 2011, evento organizado pela ONG SOS Mata Atlântica, que funciona como uma mostra de iniciativas em prol de um dos biomas mais ameaçados do mundo.

Com o tema "Quem está invandindo a nossa praia?", o debate acontecerá no sábado (21), às 15h, em auditório montado na área do evento no Ibirapuera.

O educador e comunicador ambiental Bruno Pinheiro, que é gestor de projetos da Ecosurfi e um dos coordenadores do Movimento Surfe Sustentável, participará da roda de conversas. Ele abordará o papel das populações residentes na zona costeira no cuidado com a praia, a partir da mobilização da comunidade surfe.

“Os rios conectam as praias à Mata Atlântica e o mar, que banha as praias, conecta cada cidade, cada praia de nosso litoral. Este mosaico interliga as comunidades costeiras, demandando ações integradas por parte dos surfistas e outros atores”, fala o educador ambiental.

O contexto jurídico da utilização das praias também é foco da discussão e será apresentado pela advogada Erika Bechara, que é professora de direito ambiental dos cursos de graduação e de pós graduação da Pontifícia Univerdade Católica de Sâo Paulo (PUC-SP). Além disso, a bióloga Karla Cristiane Pinto, especialista com mestrado na área de saúde ambiental, destacará os impactos antrópicos que comprometem a saúdes das praias. Quem facilitará a discussão é o biólogo Fabio Motta, coordenador do Programa Costa Atlântica, da ONG SOS Mata Atlântica.

Além do debate “Quem está invadindo a nossa praia?”, a Ecosurfi estará presente também na roda de conversa “Surfe, sustentabilidade e gestão costeira”, que acontecerá também no sábado, mas às 11h da manhã. Participarão desta conversa o jornalista e gestor de comunicação da Ecosurfi, João Malavolta, o jornalista Tulio Brandão, o surfista profissional Alemão de Maresias e o shaper Daniel Aranha.

Saiba mais sobre o Viva a Mata 2011.

Nenhum comentário: