Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sambaqui da Pontinha



Postado por chalaça
Sambaqui da Pontinha será preservado
Prefeitura se antecipa e cerca o local que receberá obras de preservação
Antes mesmo da criação de um convênio entre a Prefeitura e o Museu Nacional do Rio de Janeiro, para a manutenção e preservação da área dos Sambaquis, em Saquarema, a prefeitura determinou o isolamento do Sambaqui da Pontinha, em Barra Nova, para que o lugar fique protegido de invasões e mantenha suas características arqueológicas.
Recentemente a Secretaria de Obras instalou mourões com arames farpados em toda a extensão do sítio, preservando sua relevância histórica e científica, assim como as características ambientais do local. Os Sambaquis são sítios arqueológicos pré- históricos, onde viveram grupos que se alimentavam da pesca e frutos silvestres.
Saquarema guarda tesouro de quatro mil anos
Sítios arqueológicos escondem, em meio a conchas, vestígios de antigos grupos. Luta para manter sambaquis esbarra no abandono Depois que o pescador Manoel Venceslau, o Juca, encontrou em 1975, ossadas humanas no meio de conchas do mar, na mata primitiva da Beirada, vilarejo de Saquarema, habitantes do lugar passaram a chamar o lugar de Cemitério dos Índios - como ainda é conhecido. Mal sabem, no entanto, que de índio não se achou mais do que cerâmicas. E que o cemitério, na verdade, é um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. Pesquisas dos Departamentos de Arqueologia e Antropologia do Museu Nacional, da UFRJ, revelam que os 38 esqueletos encontrados ali são de seres pré-históricos que viveram há pelo menos 4.520 anos. Ou seja, eles coletavam frutos e moluscos, caçavam e praticavam rituais que indicavam a crença em divindades e na vida após a morte, quatro mil anos antes do Descobrimento.
O Sambaqui da Beirada é o primeiro instalado ao ar livre e aberto ao público no país. Fica a menos de 15 minutos do Centro de Saquarema, no Distrito de Barra Nova.



Postado por chalaça

Nenhum comentário: