Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011

Jornal de Sábado

Home » Todas as Notícias » VII Festival Internacional de Dança continua até domingo, dia 11

VII Festival Internacional de Dança continua até domingo, dia 11

Cabo Frio já respira e transpira dança. A cidade está repleta de bailarinos, coreógrafos, professores e maitres de balé que participam do VII Festival Internacional de Dança, um evento realizado pela Prefeitura Municipal com organização da Secretaria de Turismo e do Ballet Márcia Sampaio. A abertura oficial foi na última quarta-feira, dia 7 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, com a presença da Prefeita em exercício, Delma Jardim. O evento tem entrada franca e encerra no domingo, dia 11.
O Festival é um evento consolidado, com sucesso de público e de crítica, reúne grandes nomes do cenário artístico mundial, reconhecido pelos mais renomados da dança e faz parte do Calendário Oficial da cidade, colaborando para divulgar o município de Cabo Frio em vários estados brasileiros e em outros países.
Para a cerimônia de abertura, além da Prefeita em exercício, Delma Jardim, estiveram presentes a diretora-geral do festival, Márcia Sampaio, e da representante do Youth America Grand Prix (YAGP), no Brasil, Marisa Pivetta. A Prefeita interina parabenizou a organização do evento e destacou o quanto se sentia honrada por ser a representante oficial da cidade naquele momento tão importante e significativo para o incentivo à cultura e à formação de platéia. Logo após, declarou aberto o VII Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, cumprimentando a todos os participantes.
Muito emocionada, Márcia Sampaio deu as boas-vindas à platéia e aos artistas, agradeceu ao apoio de toda a equipe para realização do evento e passou a palavra à Marisa Pivetta, que ressaltou a importância do investimento da Prefeitura de Cabo Frio em duas bolsas para a seletiva brasileira do que será realizada na cidade de Santos (SP) e selecionará bailarinos para o YAGP de Nova Iorque.
No último dia do Festival, após a premiação final – onde serão oferecidos R$ 14.000,00 em prêmios para melhor bailarino, melhor bailarina, revelação feminina, revelação masculina, melhor coreógrafo (a) e melhor grupo – serão anunciados os nomes dos bailarinos escolhidos para a seletiva YAGP Brasil, considerada uma das melhores iniciativas de educação e profissionalização através da dança no país.
Após a abertura oficial, a platéia teve a oportunidade de assistir à apresentação do espetáculo “Impromptu”, apresentado pela Cia Jovem do Palácio das Artes de Belo Horizonte (MG), do coreógrafo Tíndaro Silvano, com música do compositor brasileiro Egberto Gismonti.
Encerrando o primeiro bloco, a organização fez homenagem “in memorian” a Fábio José Sant’Anna, profissional que faleceu em fevereiro e que muito colaborou em todas as edições do Festival, inclusive tendo feito parte da equipe que idealizou o evento. A partir deste ano, a Feira da Dança recebe o seu nome.
No segundo bloco, teve início a Mostra Competitiva de Dança Contemporânea, com 43 coreografias distintas e avaliação da comissão julgadora formada por Tânia Agra, Alex Neoral, Edy Wilson e Luis Arrieta. Encerrando a noite, foi realizada a premiação com medalhas e troféus para os vencedores da Mostra.
créditos : Jornal de Sábado região dos Lagos link aqui.

Nenhum comentário: