Seguidores

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vila do Artesão

Cultura é sempre bom, então vamos ouvir um pouco de História para começar.



Ela nos conta que as guirlandas já eram usadas pelos antigos gregos como símbolo da vida, da imortalidade, da força e da cura. As pessoas eram presenteadas com as guirlandas como uma celebração dessas bênçãos e o hábito estava diretamente vinculado ao divino. Nessas ocasiões eles já usavam plantas específicas, que representavam todos esses dons.


As guirlandas


simbolizam vida,


eternidade, força e


cura.



Eram as preferidas, as sempre-vivas, folhas de louro, galhos de pinheiro e cedro. Daí vieram os louros olímpicos e também as grinaldas das noivinhas felizes. E também o hábito de pendurar guirlandas nas portas das casas como mensagem de boas-vindas. Legal, né? Gostei disso.









Gente, a natureza nos oferece uma porção de materiais incríveis para decorarmos nossas casas. As guirlandas, hoje em dia, são mais usadas nessa época de natal, mas elas combinam com qualquer época do ano. Bom, isso é assunto pra outro dia. Vamos agora mesmo fazer duas lindas guirlandas de folhas e trigo, que é para manter essa tradição tão antiga de receber bem os amigos e familiares antes mesmo deles entrarem.


Para a guirlanda de folhas:













uma base de espuma floral
Folhas de louro e cedrinho comum



A montagem exige apenas paciência, mas vale à pena pelo aroma que ela vai deixar. Deixe a espuma de molho na água, segundo as instruções do fabricante, espere o tempo de escorrimento e comece a montar a guirlanda espetando as folhas de louro. Espete os galhos do cedrinho entre as folhas do louro. Espete, também, alguns galhos secos, para dar mais charme ao arranjo. Outra opção é dar toques com folhas verdes de outras espécies. Na imagem, por exemplo, vemos flores de alcachofra. Já que a espuma vai fazer seu arranjo durar, a dica é misturar e inventar.


Para a guirlanda de trigo:







uma guirlanda de capim
galhos de trigo



Essa é bem mais simples, mas ainda é preciso paciência. Basta espetar galho por galho até completar toda a guirlanda. Quanto mais galhos de trigo, mais linda a guirlanda. Que cruel. Não dá nada, é só demorado. Cuidado para não quebrar os galhos de trigo enquanto espeta. A dica é encaixar algumas folhas secas junto com o trigo. Dá charme para os votos de boas festas.


Seguinte: pesquisei por aí e encontrei espuma floral da Oásis por R$ 6,00, mas tem que procurar, e a guirlanda de capim por R$5,00 em média é da Daiara Artes. A espuma você encontra em lojas de jardinagem e a guirlanda de capim em casas de artesanato. Veja em sua cidade.


Fez uma guirlanda? Cadê que ainda não me mandou as fotos, heim?


A dica veio da Better Homes.


créditos link aqui .

Nenhum comentário: