Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Afinal, o que é felicidade?

Literatura

Em A felicidade, textos de Domenico De Masi e imagens de Oliviero Toscani desvendam a mais perene obsessão humana

De um lado, Domenico De Masi, autor do best-seller O Ócio criativo, obra em que apresentou um inovador conceito de trabalho, fundamentado na importância do tempo livre como aliado da criatividade. De outro, Oliviero Toscani, fotógrafo idealizador das polêmicas campanhas institucionais da Benetton na década de 1990, baseadas em fotos sobre temas fortes como racismo, AIDS e guerra.
Além da nacionalidade italiana, os autores de A felicidade têm em comum a originalidade de pontos de vista e a vocação para, a partir de suas ideias na contracorrente do pensamento dominante, desencadear acaloradas controvérsias. Amigos na vida particular, uniram esforços para lança um visionário olhar sobre a mais perene das obsessões humanas: a felicidade.

Ao longo das páginas de A felicidade, as imagens captadas pelas lentes de Toscani dialogam com as reflexões desenvolvidas por De Masi, num percurso que abrange 25 séculos do pensamento ocidental. Os principais filósofos, teólogos, psicólogos, psicanalistas e sociólogos que se debruçaram sobre o tema são citados e reinterpretados pelo arauto do ócio criativo – como ele mesmo diz, por meio de um “texto fragmentário, feito de pequenas passagens, em vez de um discurso presunçosamente sistemático e acabado”.

Tais fragmentos narrativos desvendam, pouco a pouco, as conexões profundas entre felicidade e seus temas correlatos – riqueza, beleza e segurança, por exemplo. À luz da sociedade contemporânea, os autores identificam quais são os atuais “inimigos” (como o tempo, a solidão e o trabalho) e “amigos” (como o lazer, o conhecimento e o ócio) da felicidade. Com a ousadia peculiar, apontam dez tendências para o futuro próximo, construindo uma panorâmica de como será viver neste mundo em 2020. E, diante das tendências, ainda enumeram seis propósitos a serem perseguidos por quem quiser buscar a própria felicidade em tempos pós-industriais.
Autodeclarados subversivos e felizes, De Masi e Toscani explicam o estilo estético-literário adotado no livro: “Sabemos que ninguém imagina a felicidade em branco e preto. Por isso, fizemos um livro colorido. Sabemos que ninguém tem uma ideia precisa de felicidade. Por isso, preferimos pensamentos e cores enfumados”. O resultado é uma obra prenhe de otimismo, que agrega inesperado frescor a um tema exaustivamente explorado, mas ainda longe de se esgotar.

Os autores


Sociólogo, Domenico De Masi é professor da Universidade La Sapienza e da Universidade de Roma. É autor de outros livros mundialmente conhecidos como O ócio criativo, A economia do ócio, Futuro do trabalho e A emoção e a regra. Fotógrafo, Oliviero Toscani criou para marcas como Benetton, Chanel e Fiorucci. Também colaborou com jornais e revistas como Elle, Vogue, GQ, Harper Bazaar e Esquire. É fundador da revista Colors, escreveu a autobiografia Tchau, mãe e A publicidade é um cadáver que nos sorri.











Ficha técnica:







Título: A felicidade


Autor: Domenico De Masi e Oliviero Toscani


Páginas: 132


Formato: 21 cm x 28 cm


Preço: R$ 44,90












Portal Podcultura






Pauta


Carla Manga






Colaborador de pautas


Larissa Yamatogue






Marketing e Publicidade


Carol Queiroz






Editor Chefe


Sandra Camillo









Postado por Podcultura

3 comentários:

Anônimo disse...

Excellent, what a webpage it is! This blog provides useful information to us, keep it up.


My web page; nike free 7.0

Anônimo disse...

I rеаd this paragгaph fully
regaгding the resemblance of mоst гecent and preceding technologieѕ, it's remarkable article.

my page simply click www.sfgate.com

Anônimo disse...

I have useԁ to ѕmoke on and οff ever since i
was about Twelve. Gаvе up two timeѕ
once for 4 yeаrs and oncе with regard to 15 yеars!
Began smoκing οnce agаin 3 yeаrѕ in the past and hаve hаted myself every single day for doing
thіs.

Herе іs mу web site ... green smoke discount