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quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Informativo do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica /Museu daVida Nº 165 RJ

Informativo do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida Ano XII n. 165 RJ, 27 de fevereiro de 2012
Informativo do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida Ano XII n. 165 RJ, 27 de fevereiro de 2012
Neste informe:
1. Olhares sobre nanotecnologia
2. As mudanças climáticas nos jornais peruanos
3. Museu da Vida desvenda vida de insetos
4. Educação em debate
5. Saindo do forno: revista Ciencia, Público y Sociedad
6. Aquecimento Global em Cartuns
7. Olimpíada Brasileira de Astronomia abre inscrições
8. Em busca de uma “Museologia Total”
9. Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura
10. Seminário em Ciência, Tecnologia e Sociedade
11. Congresso de Educação Científica e Tecnológica
12. Bolsas para jornalistas de ciência nos EUA

1. Olhares sobre nanotecnologia – Praticamente tudo o que o público leigo sabe sobre nanotecnologia é proveniente dos meios de comunicação de massa. Com base nessa premissa, dois estudos publicados da edição de janeiro de 2012 da revista Science Communication – um alemão e outro esloveno – se debruçaram sobre os principais jornais de seus países para verificar como o tema era enfocado nesses meios de comunicação. Por meio de análise de conteúdo, ambas pesquisas apontaram coberturas muito positivas. Na Alemanha, houve ênfase especificamente nos benefícios médicos e econômicos. Na Eslovênia, entrevistas em profundidade com nanotecnologistas detectou uma insatisfação considerável com a qualidade das matérias. O último número de Science Communication foi inteiramente dedicado à nanotecnologia e oferece outros artigos com abordagens metodológicas distintas, como um trabalho que adotou a etnografia para identificar um “código de discurso” comum, utilizado por cientistas que trabalham com nanociência e nanotecnologia. Acesso restrito em: <http://scx.sagepub.com/content/current>.
2. As mudanças climáticas nos jornais peruanos – Pesquisadores da Universidade do Estado de Nova York analisaram 459 textos que abordavam o tema mudança climática, publicados entre janeiro de 2000 e dezembro de 2010, em 10 jornais peruanos: Correo, El Comercio, El Peruano, Expreso, La Primera, La Razón, La República, Gestión, Ojo e Peru21. O estudo, publicado na Public Understanding of Science, mostrou que cerca de um terço do material analisado teve como origem textos enviados por agência de notícias. Também é apontada uma grande presença de fontes estrangeiras nas matérias, principalmente em relação a fontes apresentadas como cientistas e especialistas no tema. Segundo o artigo, a cobertura do assunto na imprensa peruana tende a enfatizar os efeitos iminentes associados às mudanças climáticas e dão pouco espaço a pontos de vista céticos. Em relação ao foco das matérias, os pesquisadores dividiram os textos em cinco categorias: efeitos, política, ciência, sociedade e oportunidades. O tema mais preponderante foi o de possíveis efeitos das mudanças climáticas, presentes em quase metade da amostra. O artigo Climate change in Peruvian newspapers: The role of foreign voices in a context of vulnerability pode ser lido por assinantes em: <http://pus.sagepub.com/content/early/2012/02/16/0963662511431204.full.pdf+html>.
3. Museu da Vida desvenda vida de insetos – Feios ou bonitos, minúsculos ou nem tanto, os insetos desempenham papeis importantes na natureza. Para conhecer melhor como vivem e o que fazem esses invertebrados, o Museu da Vida oferece, a partir de 3 de março, o ciclo de atividades “Vida de inseto”, onde os visitantes vão poder enxergar o mundo pelo ponto de vista desses animais. No gramado da Tenda da Ciência, o público poderá produzir seu próprio vídeo sobre insetos, conferir uma corrida de baratas, fazer caminhadas ecológicas e buscar esses animais em trilhas, investigar insetos aquáticos e muito mais. O ciclo de atividades integra o projeto “Uma exposição sobre a biodiversidade brasileira”, apoiado pelo CNPq e realizado pelo Museu da Vida com colaboração do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz. As atividades são gratuitas e ocorrem de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, mediante agendamento. Aos sábados a visitação é livre, das 10h às 16h. O Museu da Vida fica na Av. Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro. Mais informações: (21) 2590-6747 e <recepcaomv@coc.fiocruz.br>.
4. Educação em debate – O cineclube Ciência em Foco vai exibir no sábado 3 de março, às 16h, o filme “Entre os Muros da Escola”, do francês Laurent Cantet, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 2008. No longa-metragem, os significados atribuídos usualmente ao aprender e ao ensinar são questionados. O filme aborda as relações entre professor e alunos, personagens que, na trama, parecem estrangeiros em sua relação diária e também em relação à escola enquanto instituição. Após a exibição, o público confere a palestra “Aprender e ensinar, exercícios de estrangeiridade”, com Walter Kohan, doutor em filosofia pela Universidade Iberoamericana (México) e professor de Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento, gratuito, é realizado mensalmente na Casa da Ciência, que fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone: (21) 2542-7494 ou em: <http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com>.
5. Saindo do forno: revista Ciencia, Público y Sociedad Até 31 de março, a revista acadêmica Ciencia, Público y Sociedad recebe contribuições para sua edição inaugural, referente ao primeiro semestre de 2012. A publicação se destina ao estudo da divulgação científica em áreas como história da comunicação pública da ciência (CPC), políticas e instituições em CPC, avaliações de práticas e estudos na área, entre outros, com ênfase especial nos formatos audiovisuais cinema, televisão, vídeo e internet. Além de artigos científicos com sistema de avaliação por pares, a revista oferecerá textos de divulgação da ciência e contos de ficção científica com objetivo de dar visibilidade aos vínculos entre ciência e sociedade, favorecer a circulação de ideias entre escritores e cientistas e promover ideias novas em pesquisas cientificas. A publicação é patrocinada pelas instituições argentinas Universidad de Maimónides, Instituto Universitario Nacional del Arte, Universidad Nacional de Chilecito e Fundación de Historia Natural Félix de Azara. Para mais informações: <revistacps@ymail.com>.
6. Aquecimento Global em Cartuns – É este o nome do livro organizado pelo cartunista Leo Valença e publicado pela editora PoD. A obra aborda o tema com bom humor e irreverência e visa fazer através dos cartuns um alerta sobre a importância da preservação ambiental em nosso planeta. Leo Valença desenvolveu o projeto do livro em parceria com o portal Brazil Cartoon, que realizou um processo de seleção de cartunistas, no qual foram selecionados 25 trabalhos para a publicação. Além do organizador, a obra conta com trabalhos de Leite, Jottas, Da Costa, Jorge Barreto, Alex Larcher, J. Bosco, Waldez Duarte, Alan Souto Maior, José Alves Neto, Casso, Ferreth, Kampos, Lederly Mendonça,  Jota A, Lex Franco, Gustavo Oliveira, Bira Dantas, Marcelo Rampazzo, Melo, Marcos Noel, Adriano Louzada, Moises Macedo, Max e Edra. O livro pode ser comprado pelo site da editora no link: <www.podeditora.com.br/livros/humor/>
7. Olimpíada Brasileira de Astronomia abre inscrições - Escolas públicas e privadas de todo o país já podem se inscrever na 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições para os ensinos fundamental e médio vão até março e as provas, divididas em quatro níveis, acontecem no dia 11 de maio. Em 2011, a olimpíada distribuiu 33.307 medalhas e reuniu 803.180 alunos de 9.153 escolas de todas as regiões do país, envolvendo 64.890 professores. A expectativa deste ano é atingir a marca de um milhão de alunos. Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica - que este ano será no Brasil - e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, além de participarem das jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp. A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Mais informações pelo e-mail <oba.secretaria@gmail.com> ou no site: <www.oba.org.br>
8. Em busca de uma “Museologia Total” – O museu de ciências espanhol CosmoCaixa Barcelona oferece entre 23 e 27 de abril de 2012 a 9ª edição do curso internacional “Hacia una museología total”.  O programa aborda todas as etapas de concepção de um museu científico – desde a elaboração de sua carta de intenções até o dia de lançamento –, partindo do diálogo entre museólogos, designers, cientistas e arquitetos. Por meio de uma imersão no CosmoCaixa, o curso permite experimentar de perto as melhores práticas deste museu, sejam elas visíveis ou não. O conceito de museologia total, que baliza todo o programa, já foi aplicado à criação de cerca de 20 exposições de grande porte. Com coordenação do físico Jorge Wagensberg, diretor científico da Fundação La Caixa, o curso é recomendado pela Academia Europeia de Museus, custa 200 euros e ocorre das 10h às 19h. Inscrições, programa e mais informações em: <www.agendacentrosobrasociallacaixa.es/es/cosmocaixa-barcelona/2012enero-abril/hacia-una-museologia-total>.
9. Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura – Entre 6 e 8 de março de 2012, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, realiza o 1º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (Edicc1). O evento contará com conferência e mesas-redondas, além de apresentação de trabalhos científicos, culturais ou artísticos e minicursos. As inscrições para ouvintes terminam em 5 de março e são gratuitas. Entre os minicursos está o de “Divulgação Científica e Novas Mídias”, que ocorre na tarde do dia 7 e será ministrado pelo biólogo Atila Iamarino, um dos coordenadores do ScienceBlogs Brasil <http://scienceblogs.com.br> e autor do blog Rainha Vermelha <http://scienceblogs.com.br/rainha>. O encontro é realizado pelo programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Unicamp. O evento será realizado no IEL, que fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, Campinas, SP. Para inscrições e mais informações, acesse: <http://edicc1.wordpress.com>.
10. Seminário em Ciência, Tecnologia e Sociedade – Destinado a pesquisadores e professores de educação científica dos diferentes níveis, o “VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das ciências” será realizado de 28 a 30 de setembro de 2012, em Madri, na Espanha.  O evento constará de conferências, mesas-redondas, oficinas de formação, comunicações orais e pôsteres, em torno do tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências”. O objetivo do seminário é analisar a contribuição dos enfoques CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino das ciências, potencializar a difusão do movimento CTS, partilhar experiências ou investigações na área e favorecer a contribuição permanente do movimento CTS para a construção de um futuro sustentável. O evento estará dividido em dois grandes eixos: CTS e o ensino das ciências na Ibero-América e Experiências CTS em sala de aula nas distintas etapas educativas. O prazo para submissão de pôsteres e comunicações orais vai de 1º de março a 8 de abril. As inscrições custam entre 120 e 150 euros. Mais informações em: <www.oei.es/seminarioctsm/presentacion.htm>.
11. Congresso de Educação Científica e Tecnológica – Começam em 15 de março as inscrições para submissão de trabalhos ao II Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica (Ciecitec), que será realizado entre 27 e 29 de junho de 2012 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Com foco central no tópico “Temas Controversos na Educação Científica e Tecnológica”, o evento aceita trabalhos de pesquisa e relatos de experiência. O Ciecitec é um evento bienal promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Cientifico e Tecnológico da URI. Para mais informações sobre o evento e sobre os modelos de submissão de trabalhos, acesse: <www.wix.com/kraus2/2ciecitec#!datas>.
12. Bolsas para jornalistas de ciência nos EUA – O programa de bolsas Knight Science Journalism at MIT 2012-13 recebe inscrições até 1 de março de 2012. O programa oferece anualmente cerca de 10 bolsas para jornalistas de todo o mundo que escrevam sobre ciência, tecnologia, medicina ou meio ambiente para o público geral. As bolsas são concedidas a repórteres, escritores, editores, produtores e fotógrafos. Durante o programa, os bolsistas passam um ano tendo cursos no MIT e em Harvard, participando de seminários com pesquisadores, visitando laboratórios e participando de pesquisas de campo. O valor total da bolsa é de 65 mil dólares. As informações completas estão no link: <http://web.mit.edu/knight-science/fellowships/overview.html>.

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