Seguidores

domingo, 22 de abril de 2012

Quando Rubem Braga se encontra com Manuel Bandeira

Quando Rubem Braga se encontra com Manuel Bandeira

em Crônicas por em 21 de abr de 2012 às 19:07
Dois homens: um cronista e um poeta. Dois gigantes da literatura brasileira.
{5BE8172A-C118-4CB1-BCC6-B5411A847D7E}_Ruben%20Braga[1].jpg
“(...) e naquele instante se achava sozinho no salão dos doces, perante o Grande Bolo Iluminado.
Então tivemos a consciência de que estávamos sendo televisionados e minha namorada se disfarçou numa jovem casuarina; sentei-me no chão, apoiei a cabeça no seu tronco e adormeci.
Quando acordei, ela era outra mulher e passava a mão na minha cabeça e me dizia: ‘agora eu me chamo Teresa’. Eu não quis perguntar por quê; tive receio de que ela me contasse alguma coisa triste e então me ergui dizendo rapidamente: ‘vamos ao Pavilhão La Fiesta onde há gôndolas de cristal na água azul e distribuição de laranja-cravo; vamos assistir à corrida das Zebras Imperiais e ver a Girafa que planta bananeira, dizem que é uma coisa louca’.
Ela, porém, fez um sorriso de dúvida, ou de pena, e partiu. Quando olhei em torno vi que não havia mais ninguém.
Eu estava sozinho na penumbra e no silêncio; sentei-me em um banco de pedra e fiquei apenas olhando uma parede cinzenta, uma parede fria, uma parede lisa, triste. Uma parede”.

(Fragmento de “Quermesse” de Rubem Braga)
manuelbandeira[1].jpg
Madrigal tão engraçadinho
Teresa, você é a coisa mais bonita que eu vi até hoje na minha vida, inclusive o porquinho-da-índia que me deram quando eu tinha seis anos.

(Manuel Bandeira)
Profundamente
Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Estrondos de bombas luzes de Bengala
Vozes cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acesas.
No meio da noite despertei
Não ouvi mais vozes nem risos
Apenas balões
Passavam errantes
Silenciosamente
Apenas de vez em quando
O ruído do bonde
Cortava o silêncio
Como um túnel.
Onde estavam os que há pouco
Dançavam
Cantavam
E riam
Ao pé das fogueiras acesas?
— Estavam todos dormindo
Estavam todos deitados
Dormindo
Profundamente
*
Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci
Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?
— Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente.

(Manuel Bandeira)
***

Note que, além do cenário e do "adormecer" e "despertar" de ambas as obras, na crônica Rubem Braga escreve que "então me ergui dizendo rapidamente...", bem ao ritmo, ao fôlego de "Madrigal...".

Nenhum comentário: