Seguidores

domingo, 10 de junho de 2012

Exposição: O Brasil na Arte Popular – acervo Museu Casa do Pontal


Galpão Ação da Cidadania – de 13 a 22 de junho de 2012
“Noivos a cavalo”, Mestre Vitalino, PE – acervo Museu Casa do Pontal
Como parte da programação da RIO+20, o Museu Casa do Pontal apresenta a mostra “O Brasil na Arte Popular”. A inauguração será no 13 de Junho, no Galpão Ação da Cidadania, na Gamboa. Com sede no Recreio dos Bandeirantes, o maior museu de arte popular do país levará para a área portuária uma versão reduzida da exposição de mesmo nome que foi montada, em 2011, no Museu Nacional de Brasília e recebeu 45 mil visitantes em um mês.
Com curadoria de Angela Mascelani – diretora do Museu Casa do Pontal – a exposição reúne obras da coleção iniciada há mais de 50 anos pelo designer francês Jacques Van de Beuque.  Ele foi um incansável e apaixonado pesquisador da arte popular, não medindo esforços para descobrir artistas país afora, dos quais se tornou amigo. Fez centenas viagens pelo interior, formando assim o maior e mais expressivo acervo do gênero.
A mostra abre com uma homenagem ao Mestre Vitalino, um dos expoentes da arte popular brasileira. Inspirado por sua forte presença, o visitante é conduzido ao núcleo cerâmico do Alto do Moura, em Caruaru, Pernambuco, onde a criatividade de seus discípulos, entre os quais Zé Caboclo e Manuel Eudócio, deu origem à mais famosa escola de bonecos de barro do país.
Após as reverências aos mestres, a mostra circula pelos quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. Levado pelo deslizar das águas, o visitante encontrará o rio São Francisco, que atravessa cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, tendo se tornado um importante eixo na produção de artesanato e da arte popular, com suas carrancas. Por terra entramos nos caminhos da cerâmica e da arte do Vale do Jequitinhonha, com a recriação do cotidiano e o mundo fantástico de Ulisses Pereira Chaves. Do fogo sempre vivo dos fornos surge a arte visionária, com bichos que tomam emprestadas feições humanas. Seguindo as trilhas da imaginação encontramos as cidades tentaculares de Dadinho. E ainda a mandala de forma rigorosa de GTO, que nos lembra o ciclo repetitivo da vida, que une e abraça o princípio e o fim.  O “Sinaleiro de Vento” recebe os visitantes do Galpão, indicando a importância dos fluxos renovadores do ar, com seus movimentos. A obra, pertencente ao acervo do Museu Casa do Pontal, é de autoria do artista curitibano Francisco Rosa dos Santos, seguidor da obra de seu pai, Laurentino Rosa dos Santos.
“Roda”, GTO, MG – acervo Museu Casa do Pontal
Na exposição ganha destaque o artista individual, com seu pensamento, sua criação formal e soluções plásticas encontradas. E também as coletividade criadoras, com seus estilos próprios e marcas comuns, caso do Alto do Moura, Vale do Jequitinhonha, certas áreas do Cariri e Vale do Paraíba.
Destaca-se a presença de Mestre Vitalino com algumas de suas primeiras obras, feitas da na década de 1940. Seu cunhado Zé Caboclo, cuja obra inspirou o escritor e prêmio Nobel de Literatura José Saramago a escrever o livro “A Caverna”, também estará presente ao lado do artista e parceiro Manoel Eudócio. A obra de Noemisa Batista representará a cerâmica feminina do Vale do Jequitinhonha. Do sul de Minas Gerais, estarão presentes GTO (Geraldo Telles de Oliveira). Da região do Cariri, no Ceará, a exposição apresentará Nino e suas toras entalhadas de maneira vigorosa e sintética. Do Paraná, o sinaleiro do vento de cerca de 2,5m, mostra a arte popular do Sul. O “Brasil na Arte Popular” mostra também a arte visionária de Ulisses e Dadinho, além das diversas manifestações festivas e religiosas – Bumba- meu-boi, Jongo, Maracatu, Cavalhada, Reisado etc.
MUSEU CASA DO PONTAL
O Museu Casa do Pontal, numa área de 12 mil metros, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio, é considerado um dos maiores e mais significativos museus de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 8 mil peças de 200 artistas brasileiros e recobre a produção feita a partir do século 20. A exposição permanente do Museu reúne, em 1.500 metros de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. Mostradas tematicamente, abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas.
Em seus mais de 30 anos de atividades, o Museu Casa do Pontal se empenhou em construir alicerces que permitem que o seu acervo seja socialmente protegido e amplamente usufruído. Foram realizadas mais de 50 exposições parciais do acervo no Brasil e em mais 13 países. Desde 1996, o museu desenvolve um programa social e educacional que envolve visitas teatralizadas, exposições itinerantes e capacitação de educadores e gestores de projetos culturais e sociais. Em 2006, o Museu passou a atuar também como Ponto de Cultura, ampliando a oferta de atividades culturais para o público em geral e, especialmente, para moradores da Zona Oeste. Além disso, oferece programas de atendimento direcionados a turistas nacionais e estrangeiros, como monitoramento e visitas musicais em diferentes idiomas.
Para o sucesso de todos estes esforços, foram essenciais as parcerias estabelecidas ano a ano. Atualmente, o Museu conta com o patrocínio institucional da Petrobras e da Vale, apoio financeiro do BNDES e do Ministério da Cultura e com apoio institucional do IBRAM e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Ficha técnica

Curadoria
Angela Mascelani
Coordenação Geral
Lucas Van de Beuque e Joana Corrêa
Projeto Expositivo e Gráfico
Evelyn Grumach
Assistente – Ricardo Hippert
Produção e Administração
Sergio Allisson, José Carlos Cruz e Alina Braga
Pesquisa
Flora Moana Van de Beuque
Museologia e Montagem
Joaquim Francisco, Sergio dos Santos e Vanessa Freire
Educativo
Juliana Prado
Comunicação
Fernanda Porto
Assessoria de Imprensa
A Dois Comunicação / Anna Accioly
Produção de Conteúdo Audiovisual
Kika Serra, Raissa Albuquerque,Tiago Arakilian Afonso e Barbara Vida
Revisão de Texto
Sergio Lamarão
Fotografias
Lucas Van de Beuque e José Caldas
Apoio Administrativo
Wal Menezes, Andreia Souza e Roberta França
Museu Casa do Pontal
Estrada do Pontal, 3295
Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro, RJ 22785-580
Tel/Fax: (021) 2490-3278 / 2490-4013
faleconosco@museucasadopontal.com.br
www.museucasadopontal.com.br

Nenhum comentário: