Seguidores

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Layla Garrido Pereira

Nascimento: 21/03/1957,
Rio de Janeiro
Profissão: Pedagoga
Projeto: Memória Petrobras

Nasceu no Rio de Janeiro em 21 de março de 1957, é pedagoga aposentada e vive em Saquarema, município do Estado do Rio de Janeiro há 30 anos. Tem longa experiência com a militância em movimentos sociais. Atualmente faz parte da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema e integra o Fórum de Agenda 21 Local do município como representante do setor de comunidades.

PROJETO CASA VERDE SAQUAREMA
Acho que de tudo isso o que foi muito bom é que nós vamos realizar um sonho. Esse fórum nos deu capacitação de realizar um projeto. O Projeto da Casa Verde é um projeto do fórum que está sendo muito bem elaborado com planejamento, é um centro de todas as informações e arquivos em relação ao meio ambiente, que vai colocar dentro desse fórum as universidades, a biblioteca ambiental. É um projeto interligado ao turismo, à educação ambiental. O universitário vai ao local, vai saber onde vai ter um centro de informações. Essa Casa Verde já não é um sonho é uma quase realidade, um projeto que já está sendo trabalhado e muito bem aceito em termos de pesquisa no município.
A ideia veio do trabalho do fórum da Agenda 21 local. Nós tivemos uma etapa do trabalho que se dividiam: você é do grupo disso, você é do grupo daquilo, houve o de projetos; desse grupo saiu esse projeto da Casa Verde. Tivemos uma audiência pública e incluímos esse projeto na lei orçamentária. Até 2010, 2014 a gente tem essa noção de que vamos conseguir realizar esse projeto da Casa Verde no município de Saquarema.



AGENDA 21 SAQUAREMA / AÇÕES
Nós temos sim [ações concretizadas], a água em um dos bairros não chegava, não tem água no bairro Jaconé; isso foi apontado em todos os setores até mesmo no Governo. Todos os setores apontaram que essa era uma prioridade: o acesso, porque tem muitas ruas que ainda não tem acesso, não tem asfalto; e o saneamento básico, nós não conseguimos ainda o saneamento básico, mas já está agendado já tem publicações em jornais. Nós impulsionamos isso e colocamos na frente de todas as prioridades, a nossa prioridade foi a água e a CEDAE como concessionária, vai fazer esse trabalho nesse bairro, já foi aprovado, já foi publicado. Nós estamos só aguardando, como Agenda 21 vamos cobrar isso, vamos querer saber quando começa e quando termina porque essa é a função do fórum; a gente quer que essa agenda no sentido da palavra, que ela se cumpra, estamos trabalhando nisso. O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] colocou Jaconé na frente e a gente sente que foi uma pressão do fórum sim e nós estamos até com convites para a CEDAE fazer essa palestra do fórum da Agenda 21 convocando toda a comunidade local para assistir como vai ser esse projeto, como vai ser o financiamento. Eles dizem que começam essas obras no final de outubro e nós estamos aguardando.

Rua Natingui, 1100 • São Paulo, SP
fone: +55 11 2144-7150 • fax: +55 11 2144-7151
portal@museudapessoa.net

Nenhum comentário: