Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Polo industrial

Saquarema ganhará polo industrial
By Blog Carioca, on julho 4th, 2010
Dois mil e quinhentos empregos diretos e desenvolvimento econômico. Esses são os benefícios que virão junto com a implantação do Polo Industrial de Saquarema, que entrará em operação até o fim de julho. Em uma área de 400 mil m², às margens da Rodovia Amaral Peixoto, no distrito de Sampaio Correa, as empresas Sales Indústria de Alimentos, de envasamento de azeite, e Vitória Perfil, produtora de forros de PVC, já estão ajudando a dar formato ao polo. Em 2011, vinte e três empresas de pequeno, médio e grande porte se instalarão no município.

Com investimentos de cerca de R$ 200 milhões, o parque industrial receberá, em breve, as empresas Lux Fios, Pena Verde, Eva Power e Bywer. O grupo inclui fabricantes de plásticos, roupas, colchões e papelão. Segundo a prefeita de Saquarema, Franciane Motta, o polo é um projeto antigo, que saiu do papel após o enquadramento da cidade da região das Baixadas Litorâneas na lei estadual n° 4.533, decretada no ano passado. Para realizar a ponte com os empresários, a prefeitura criou uma parceria com a Naibert Consultoria.

- É um grande passo. Minha principal pergunta aos empresários que estão nos procurando para instalar indústrias no município é quantos empregos serão gerados. Já no primeiro semestre do ano que vem, estaremos com mais da metade das fábricas em atividade. O polo traz uma nova realidade econômica e uma nova perspectiva para trabalhadores de toda a região. Não vamos parar de crescer – comemorou a prefeita Franciane Motta.

Os novos empreendimentos que serão instalados no município são atraídos pelos benefícios concedidos pela Agência de Fomento do Rio de Janeiro (Investe Rio). Além da taxa de 2% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a venda de produtos, o polo é beneficiado pelo Fundo de Recuperação Econômica de Municípios Fluminenses, o Frenf, que financia até 60% do projeto, com juros de 2% ao ano. A agência pode emprestar até R$ 1,7 bilhão em diversas linhas de financiamento.

- O movimento de empresas em Saquarema é fruto do ótimo momento econômico do Rio de Janeiro e do duro trabalho de melhoria do ambiente de negócios, com foco na atração de novos investimentos e na geração de empregos. Outros municípios, como Três Rios e Queimados, também estão vivendo um boom de empreendimentos. O número de novas empresas registradas na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), por exemplo, cresceu 12% em comparação com 2009 – explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno.

Fonte: Secretaria de Imprensa do Rio de Janeiro

Voltar para a
PÁGINA PRINCIPAL
www.blogcarioca.com.br

Nenhum comentário: