Seguidores

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Atitude Sustentável

Brasil: um país movido a vento


Numa entrevista concedida ao portal iG, o secretário-geral da Global Wind Energy, Steve Sawyer, aponta o Brasil como o novo oásis para investidores em energia eólica, aquela gerada pelos ventos.
A capacidade instalada de energia eólica no País era de 606 megawatts em 2009, segundo dados da GWEC, organização não governamental com sede em Bruxelas, na Bélgica, que trabalha pelo desenvolvimento do setor em todo o mundo. No ano passado, diz a entidade, foram acrescentados mais 326 megawatts à capacidade brasileira, elevando o total para cerca de 930 megawatts, quase metade do que está disponível em toda a América Latina.
O norte-americano Sawyer, secretário-geral da GWEC, está bastante otimista com o Brasil. Ele está em São Paulo para o Wind Forum Brazil 2011, que termina hoje.
O Nordeste brasileiro tem uma das melhores condições climáticas para a geração de energia a vento. A taxa de geração de energia de uma turbina de um megawatt é aproximadamente 27% da capacidade plena, na média de diversas usinas no mundo, por ano. No Brasil, há locais em que essa taxa chega a 45% ou 50%. Pode-se dizer que os melhores locais estão no Ceará e no Rio Grande do Norte, com duas vezes mais capacidade de geração que a Alemanha.
O crescimento da economia e as condições climáticas têm atraído a atenção das maiores competidoras mundiais do setor. O maior sinal que, desde o leilão de dezembro de 2009, empresas como Alston, Gamesa, GE, Siemens, Suzlon e LM Glass Fiber, maiores integrantes do setor, se comprometeram a investir na energia eólica brasileira.
créditos, link aqui.

Nenhum comentário: