Seguidores

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Recicloteca

“As flores de plástico não morrem!”

A música tocada pelo grupo Titãs está certa ao decretar que “as flores de plástico não morrem”. Pelo menos, não tão rápido. É o que a ciência comprova. O plástico é um material durável, que leva até 400 anos para ser decomposto e retornar ao ciclo natural do planeta.
Material sintético, criado no início do século XX, ele registrou um desenvolvimento acelerado a partir de 1920, sendo considerado relativamente novo se comparado a outros, como o vidro e o papel.
O plástico é produzido a partir das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). Por sua maleabilidade e resistência, ele pode tomar as mais diversas formas e mantê-las após a moldagem. Tão maleável, que existem sete categorias de plásticos. Na de número 7, são enquadrados diversos tipos de polímeros, classificados como “outros”.
As suas aplicações vão desde equipamentos médicos até o banal copo descartável, que, quando descartado, percebemos nada ter de banal. Afinal, ele tem até 400 anos de vida, por mais que o usemos por apenas alguns minutos ou segundos.

Fonte: Plastivida
Desta forma, o plástico passou a fazer parte de grande parte dos objetos que manuseamos diariamente, como televisores, computadores, carros, tecidos, sapatos, garrafas e sacolas. Onde os nossos olhos alcançarem, lá o encontrarão nas mais diversas formas.
Você consegue imaginar sua vida sem o plástico? Já parou para pensar nisso? Já contabilizou, dentro da sua casa, quantos objetos são de plástico ou o possuem em sua composição? Ou, quantos objetos de plástico, como embalagens, você descarta diariamente?
O plástico é um material excelente. Na verdade, o problema é o uso que fazemos dele, transformando-o no “pseudo vilão” do meio ambiente.
Neste caso, precisamos refletir sobre os usos e o descarte que fazemos deste material. Esse é o tema dos nossos próximos posts. Até lá!
créditos, link aqui.

Nenhum comentário: