Seguidores

domingo, 6 de março de 2011

Artesanato

Embu festeja Dia do Artesão em 19/3



Em 19 de março, Embu comemora o Dia do Artesão, com programação gratuita das 13 às 17 horas, na Praça 21 de Abril (em frente ao Centro de Atendimento ao Turista). Haverá apresentação do Quinteto de Metais municipal e de vídeo produzido pela Casa do Artesão, além de oficinas de pintura naif, arte no retalho, tear e origami.



Os artesãos são personagens importantes na história de Embu. Nos anos 1960, o artesanato ganhou força com a chegada à cidade de muitos artesãos trazidos pelo Mestre Assis do Embu (1931/2006). Hoje eles estão em grande número na Feira de Embu, entre os 580 expositores, que garantem a movimentação na cidade nos fins de semana e feriados, quando é visitada por milhares de turistas.



“Artesanato não é terapia, mas profissão”, diz o presidente da Associação Casa do Artesão, Aparecido Valdevino de Souza, ao lembrar que encarar o fazer artesanal como uma atividade para preencher o tempo ou porque perdeu o emprego é uma visão comum entre muitas pessoas que não têm a dimensão da importância desse trabalho, tanto artística quanto econômica. “Entre os artesãos de Embu há os que sempre foram artesãos, que descendem de famílias de artesãos e aqueles que abandonaram outras profissões para se dedicar ao artesanato”, diz Cido. 



Ele mesmo deixou a atividade de torneiro mecânico pela profissão de artesão que exerce hoje, ao lado da mulher Cristina, produzindo brinquedos educativos de madeira. Ele trabalhou com cisal, bambu, vime e considera que evoluindo no seu trabalho artesanal é que chegou aos brinquedos. A exemplo dele, tem muitos outros artesãos em Embu nas diversas áreas, sendo que cerca de 40% participam da Feira de Embu. A maioria mantém ateliês na cidade e região. O governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo, desenvolve projeto de visita a ateliês para permitir que a produção artesanal do município se torne ainda mais conhecida.



O Dia do Artesão foi instituído pela Lei estadual nº 7.126, de 30/4/1991. No País, 19/3 é dia do carpinteiro, marceneiro e São José.



Elke Lopes Muniz
4/3/2011




Extraído do Portal da PMETE

Nenhum comentário: