Seguidores

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ciências Agora

Aumenta a leitura de livros no Brasil

Aumenta a leitura de livros no Brasil - Livro: o melhor estímulo para o Cérebro.
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP pesquisou e comprovou: o índice de leitura no Brasil aumentou 150%, passando de 1,8 livro por ano para 4,7, na última década .

Ler é costume e treinamento. A pessoa tem que treinar sua capacidade de concentração, de interação com a linguagem escrita, memória, interpretação de texto e a capacidade de adiar a satisfação (entre outras habilidades).

Em um filme, são duas horas entre o começo e o fim.

Na televisão o tempo transcorre mais rápido ainda. No livro ele é mais lento, são alguns dias para terminar uma leitura (este é um tempo médio de leitura).

Esta lentidão é compensada pela maior interatividade do leitor. Ele é ATIVO, no sentido de imaginar, e ser um co-criador da história em sua própria mente. Esta característica torna o livro um dos mais perfeitos instrumentos de ESTÍMULO DO CÉREBRO.

Estimular o cérebro é importante para todos nós, mas é especialmente importante para idosos e crianças.

Para criar o costume de ler é importante gastar tempo e dinheiro com esta atividade.

Indico e pratico a seguinte rotina noturna (com minha esposa e meus filhos): televisão desligada. Gastamos nosso tempo brincando, conversando, estudando e lendo... Praticamos o diálogo, o carinho, o amor, a cooperação, a interação.

Quando for fazer seu orçamento, corte gastos não saudáveis, como lanches e leve seus filhos na livraria para passear e escolher livros e gibis.

PS: para quem gosta de livros mais clássicos o site a seguir tem centenas para baixar no computador:


Nenhum comentário: