PROJETO CATASONHOS NO CARNAVAL CARIOCA
No domingo, dia 13 de março, encerrando as festividades do carnaval no Rio de Janeiro, o Monobloco, tradicionalíssimo bloco carnavalesco da cidade promoveu grande festa no Centro do Rio e convidou a Ong Guardiões do Mar e as cooperativas incubadas pela mesma através do projeto CataSonhos, patrocinado pela Petrobras, para que fizessem a coleta de material reciclável descartado pelos foliões.
É o terceiro ano que os dirigentes do MONOBLOCO convidam a Ong e as cooperativas para este tipo de atividade. O mais interessante é que mesmo em meio a grande farra, os foliões se sentem compelidos a colaborar. Muitos imediatamente ao acabarem de consumir suas latinhas abordam os catadores para entregar seus recicláveis. É importante ressaltar que diversos catadores disputam os valiosos materiais no meio da folia.
Na atividade do dia 13/03 participaram catadores das cooperativas ReCooperar e Quitungo. Juntos, eles coletaram mais de 400 quilos de materiais diversos como latinhas de alumínio, plásticos diversos, garrafas Pet e papelões. Tudo isso em apenas meio dia de atividade. Além de participar de uma grande festa, os catadores ainda arrecadam um dinheirinho extra. Só não coletaram mais, pois a concorrência é grande. Este tipo de aglomeração de pessoas e a alegria a ela associadas produzem naturalmente muito “lixo” (descarte), pois na diversão nem todos procuram lixeiras para descartar corretamente seus resíduos. Cientes disso e de sua responsabilidade socioambiental o Monobloco solicitou a parceria da Ong Guardiões do Mar para a coleta, visando divertir com responsabilidade. O que vem dando certo desde 2009.
A Rede CataSonhos de comercialização de materiais recicláveis, atende atualmente a cinco cooperativas e tem por finalidade a melhoria da qualidade social e ambiental das comunidades/municípios onde atua.
Poderá também gostar de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário