Seguidores

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Flôr do dia

Maxillaria schunkeana
Lembro vagamente de uma banda chamada Orquídeas Negras e sempre me perguntei se era possível existir uma flor com essa coloração. Pois bem, décadas depois, cá está a Maxillaria schunkeana, prova cabal de que, sim, existem orquídeas pretas. Quer dizer, tão preta quanto uma pantera consegue ser, tá ligado? Porque nem mesmo a onça cor da noite é assim, totalmente preta: se você tiver colhões pra ver de perto a bicha, vai reparar que o preto dela tem magenta na composição e, especialmente sob o sol, fica avermelhado. sem muito esforço dá também pra ver que a pantera tem pintas por todo o corpo, igual que nem a prima onça-pintada.
A Maxillaria schunkeana aí da foto não chega a ter pintas, mas, olhando beeeeeem de perto (ela é do tamanho de uma unha de dedão) você repara que o tal preto é meio desbotado e bem puxado pro castanho avermelhado. O labelo (aquela pétala diferente que atrai os polinizadores), esse sim, é cem por cento preto retinto, e ainda tem uma capinha de verniz, para deixá-lo ainda mais fashion pras abelhas, mosquitinhos ou o que quer que polinize uma Maxillaria.
Se você curte música suave ou orquídeas grandes, essa orquídea negra definitivamente não é sua praia. Mas eu, que adoro uma plantinha excêntrica, acho um mimo e fico na maior alegri cada vez que ela dá flor!


Posts similares:
Flor do dia: Oncidium enderianum
Flor do dia: Oncidium “Sharry Baby Sweet Fragance”
Flor do dia: Doritis pulcherrima
* FotografiaInterNey BlogsInterNey.Net

Nenhum comentário: