Seguidores

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Teatro

Teatro: Adoniran


Peça Adoniran | Crédito: Cia 3 de Paus
Inspirados no universo das poesias de Adoniran Barbosa, com sua simplicidade desconcertante, bom humor e ingênua malandragem, a Companhia 3 de Paus apresenta o espetáculo “Adoniran” na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 28 de abril a 01 de Maio (de quinta a domingo). A peça mistura dança contemporânea e cenas teatrais ao som de violão, pandeiro e sapateado, tendo como trilha sonora os maiores clássicos do artista. 

O espetáculo “Adoniran” foi criado em 1998 e apresentado com sucesso de público e crítica em diversos festivais e eventos de dança no Brasil. Em razão do centenário do poeta, entrou em cartaz novamente e, neste ano, faz parte da programação dos teatros da CAIXA Cultural nas cidades de Curitiba (25 a 27 de março) e São Paulo (8 a 11 de dezembro).

Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa, poeta do samba e filósofo do cotidiano que captou em suas músicas tanto da alma de um povo, dizia que compunha suas canções andando, no ritmo das passadas que o levavam aos verdadeiros redutos da boemia paulistana. Ele, como poucos, falava de forma simples e doce sobre a paisagem urbana, os amores, as tragédias, os reveses, os acasos e descasos do dia a dia. 


Crédito: Cia 3 de Paus
No palco, os músicos e bailarinos Aguinaldo Bueno, Sergio Rocha e Vitor Bassi traduzem para a dança o romantismo e o samba de Adoniran Barbosa, ao som de músicas originais da obra do compositor e releituras feitas pelos intérpretes, acompanhadas por percussão corporal e sapateado. Artistas com experiência no Brasil e no exterior, os três buscam uma síntese de linguagens entre dança, canto, percussão corporal e teatro que traduzam a cultura brasileira, seus ícones, sua alma e seus sentimentos.

Workshop

No sábado, dia 30 de abril, das 15h às 17h, os músicos e bailarinos da Cia. 3 de Paus realizam um workshop interdisciplinar de Dança, percussão corporal e sapateado brasileiro, no Teatro Nelson Rodrigues. Serão 20 vagas e voltado para bailarinos, atores, músicos, sapateadores e estudantes de artes cênicas em geral. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, por ordem de chegada, a partir das 14h, até completar o número de vagas.


Ficha Técnica:

Companhia 3 de Paus 
  • Aguinaldo Bueno é bailarino e músico; dançou na Cia. República da Dança e no Balé da Cidade de São Paulo; 
  • Sergio Rocha é bailarino, coreógrafo, percussionista, cantor e atualmente dirige a Cia. Repentistas do Corpo; 
  • Vitor Bassi é ator e bailarino; tendo participado do Núcleo Omstrab e da J.GarCia. Dança Contemporânea. 


Serviço:
Espetáculo “Adoniran”
Duração: 60 min.
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro | Teatro Nelson Rodrigues
Avenida Chile, 230, anexo – Centro (Metrô: próximo à estação Carioca)
Apresentações: 28 de Abril a 01 de Maio, às 19h30
Valor do ingresso: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia entrada
Lotação máxima: 388 lugares (sendo 2 para cadeirantes)
Informações: (21) 2262-8152
Classificação: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Twitter | Facebook

Nenhum comentário: