Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2011

Notícias de Saquarema

Notícias de Saquarema
Notícia n° 1956

Gincana de Pintura reúne artistas de várias cidades
em: 31/05/2011

Com cerca de 50 participantes, a Gincana de Pintura “Pinte Saquarema” promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi um sucesso. Durante o domingo, 28/05, os artistas se empenharam em produzir quadros de rara beleza. A solenidade de premiação aconteceu na Casa de Cultura Walmir Ayala com presença da secretária de Educação e Cultura, Ana Paula Giri Fortunato. Roger Viana faturou o primeiro prêmio. No voto popular, o primeiro lugar ficou com Rodrigo Buarque Enes. Luiz Fernando de Oliveira e José Pereira Filho conquistaram o segundo e terceiros lugares, enquanto Flávio Rangel e Paulo Sergio Gomes receberam menções honrosas.

FOTOS: Waldo Siqueira


Audiência discute campanha contra exploração sexual de crianças

Terça, 31 de Maio de 2011, 09h19
Audiência discute campanha contra exploração sexual de crianças
As comissões de Turismo, presidida pela deputada Myrian Rios (PDT), e de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, presidida pela deputada Claise Maria Zito (PSDB), da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realizarão uma reunião conjunta com a Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, para apresentar a campanha "Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes", do Ministério do Turismo (Mtur). O evento será nesta terça-feira (31/05), às 14h, no auditório Senador Nelson Carneiro, prédio anexo ao Palácio Tiradentes. O projeto, executado pela Universidade de Brasília (UnB), tem por objetivo a prevenção da exploração sexual.
"Queremos que a população se conscientize sobre este grave problema que atinge o Rio. O combate à exploração sexual será uma bandeira minha, pois nossas crianças e adolescentes merecem respeito e segurança", disse Myrian Rios. Estão convidados para o encontro o subsecretário de Estado de Turismo, Audir Santana; o delegado titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav), Fábio Corsino Freire; e a coordenadora de Projetos da Área de Desenvolvimento Comercial e Turismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), Patrícia Mattos do Carmo.
créditos, link aqui.

A Maior flor do Mundo

A Maior Flor do Mundo

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
José Saramago

No Dia da Criança, e para as crianças de todas as idades fica a curta-metragem de animação baseada no livro A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. De Juan Pablo Etcheverry, com música de Emilio Aragón e narração de José Saramago. Produção de Continental Animación.


A Maior Flor do Mundo from Fundação Jose Saramago on Vimeo.
créditos, link aqui.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Kai Otton campeão do Coca-Cola Oakley Saquarema Prime »



  • O australiano Kai Otton foi o campeão do Coca-Cola Oakley Prime, etapa do circuito mundial encerrada nesta segunda-feira, em ondas mexidas de até 2,5 metros em Itaúna, Saquarema (RJ).
    Em final emocionante, Otton frustrou a torcida brasileira ao derrotar o local Raoni Monteiro por 15.43 a 14.93 pontos.
    O aussie fatura US$ 40 mil pela vitória e soma 6500 pontos no ranking mundial, enquanto Raoni descola US$ 20 mil e 5200 pontos.
    Para levar o título, Otton fez uma boa escolha de ondas e não mostrou bastante segurança nas manobras.

    Raoni saiu na frente com uma paulada de backside numa fechadeira avaliada em 7.33, mas o australiano rapidamente respondeu com 6.83.
    O brasileiro voltou a abrir vantagem com 5.17 numa boa esquerda na qual caiu no balanço da onda e perdeu a oportunidade de arrepiar no inside e conseguir uma nota maior.

    Otton mostrou que também queria muito o título e primeiro tentou passar por dentro de uma craca. Depois, achou uma boa esquerda e soltou uma bela rasgada, outra sem muita expressão na parte branca da onda e finalizou na junção espumada.
    Os juízes avaliaram em 8.60 e a torcida entrou em desespero. O tempo foi passando e Raoni lutou bastante pela onda da virada, mas teve dificuldade para achar uma série com potencial no outside.
    No último minuto, o top da elite mundial tentou repetir as viradas emocionantes que conseguiu nos duelos anteriores.
    Acertou uma forte batida no crítico, uma rasgada e conectou até o inside. Na beira, atacou a junção com outra paulada, mas a areia impediu que completasse a manobra.
    A torcida cercou o brasileiro e a expectativa ficou em torno das notas dos juízes. Para tristeza geral da plateia, o 7.60 não permitiu que Raoni conquistasse sua primeira vitória em casa, mas o atleta foi bastante aplaudido pela torcida.

    Drama A semifinal deixou o público saquaremense tenso. Depois de levantar a galera com uma longa esquerda que rendeu 7.43, Raoni passou a buscar apenas 3.41 para virar o duelo contra o aussie Yadin Nicol.

    Os minutos foram passando e o brasileiro esperou pacientemente no outside. Chegou a perder a prioridade numa fechadeira, mas estava iluminado e conseguiu achar a onda da virada nos últimos segundos, depois de muita oração nas areias de Itaúna.
    Yadin também foi na onda, mas ficou preso na espuma turbulenta. Mais adiante, Raoni acertou uma bela batida numa onda da série e mandou uma rasgada por baixo do lip para arrancar 7.27 dos juízes.
    Adeus ao bi Na outra batalha, Kait Otton botou pressão no outside e não deu chance ao catarinense Willian Cardoso.
    Otton repetiu a tática das baterias anteriores e saiu surfando tudo o que vinha pela frente. Com 7.60 e 6.67 nas duas melhores ondas, o australiano deixou o brasileiro precisando de combinação de notas.
    Atual campeão da etapa, Willian teve dificuldade para reagir e não conseguiu mostrar o mesmo surf que vinha apresentando durante a semana.
    De qualquer forma, o excelente terceiro lugar deixa o catarinense em ótima posição no ranking do circuito mundial.
    Jet voador Depois de superar o norte-americano Cory Lopez por 14.50 a 12.43 na repescagem, o paulista Gabriel Medina enfrentou um verdadeiro sufoco nas quartas.
    Medina perdia o duelo para o aussie Yadin Nicol e precisava de uma nota excelente. Pouco depois de fazer uma nota 5.77, ele foi auxiliado pela equipe de resgate para retornar ao outside.
    Porém, uma grande série surgiu no horizonte e o piloto optou por encarar a bomba, dando um pulo enorme por cima do lip.
    Medina abandonou o led (suporte para carregar os atletas) e sofreu um forte impacto na água. O atleta deixou a bateria faltando pouco menos de cinco minutos, sentindo dores nas costas.
    O jet ainda foi engolido pela onda de trás e arrastado pela série. Depois de sofrer pane, restou apenas um equipamento para revezar no resgate dos atletas.
    Sozinho no outside, Nicol ficou em situação tranquila na bateria e venceu por 15.63 a 12.10.
    Família fora do pódio Outros brasileiros que ficaram de fora do pódio foram os primos Junior Faria e Jessé Mendes, que vinham muto bem na competição.
    Na repescagem, Faria teve dificuldade para achar boas ondas e até chegou perto da virada no confronto com o australiano Lincoln Taylor.
    O brasileiro tinha 6.33 na melhor onda e buscava 4.91, mas conseguiu apenas 4.27 na última tentativa.
    Jessé, que já estava nas quartas, foi eliminado pelo australiano Kai Otton. O jovem paulista demorou a entrar em sintonia com as ondas e viu Otton abrir boa vantagem no placar.
    Nos instantes finais, precisando de 9.44, Jessé achou uma esquerda pesada e desferiu uma belíssima rasgada no crítico, mas a onda fechou logo em seguida e proporcionou apenas 7.57 ao atleta.
    Rumo ao Sul Agora, todos seguem em direção a Imbituba (SC), palco da próxima etapa do circuito mundial.
    Também com status Prime, o evento está previsto para ser iniciado nesta terça-feira, na praia da Vila, que ficou conhecida por sediar a etapa brasileira do World Tour entre os anos de 2003 e 2010.
    Resultado do Coca-Cola Oakley Prime 2011
    1 Kai Otton (Aus)
    2 Raoni Monteiro (Bra)
    3 Yadin Nicol (Aus)
    3 Willian Cardoso (Bra)
    5 Gabriel Medina (Bra)
    5 Lincoln Taylor (Aus)
    5 Adam Robertson (Aus)
    5 Jessé Mendes (Bra)
    9 Junior Faria (Bra)
    9 Damien Hobgood (EUA)
    9 Adam Melling (Aus)
    9 Cory Lopez (EUA)
    Fonte: Ader Oliveira / waves.com.br
    Foto: Pedro Monteiro / Adding Eventos
    créditos, link aqui.

domingo, 29 de maio de 2011

Artista Plástico Mauro Tambeiro Guimarães

Artísta Plástico Mauro Tambeiro Guimarães representando o Brasil na Grécia
Exposição individual do artista
Este será o local da minha exposição. É um prédio antigo e muito bonito, de propriedade do município de Thessaloniki e foi construído em 1902. Foi museu municipal e agora está sendo preparado para a minha individual. Como podem ver, está sendo pintado, instalado painéis e até o piano já chegou (a organizadora disse que é para combinar com os meus quadros, que em muitos deles não falta um pianista). As telas serão expostas tanto no piso de baixo como no de cima.
 Montagem da exposição  click nas fotos para curtir o álbum..

Abertura da exposição,mais fotos.

Mauro Tambeiro Guimaraes foi marcado no álbum de Afrodite Oikonomidou.
Fotos da abertura da exposição .
Mauro Tambeiro Opening event


 

Festa do Divino em Saquarema começa com procissão neste domingo, 29/05



Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

A Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth e a Paróquia local realizam a festa em honra ao Divino Espírito Santo, uma das principais tradições religiosas católicas de Saquarema, no próximo dia 12 de junho. Os festejos começam já neste domingo, 29 de maio, às 16 horas, com o levantamento do mastro, na rua Barão de Saquarema, 70, Centro, seguido de procissão pelas principais ruas da cidade até a colina da Igreja Matriz. Às 17h30 será celebrada a Santa Missa.
Confira a programação de 3 a 12 de junho:
De 3 a 11/06
18h30 – Novena em honra ao Divino Espírito Santo na Capela de São João Batista, seguida de Santa Missa
Dia 11/06
17h – Último dia de novena realizado na matriz
18h – Missa na Igreja Matriz, seguido de Vigília com Adoração Eucarística até a meia-noite.
Dia 12/06 – Pentecostes
5h30 – Alvorada com repicar de sinos, queima de fogos, e banda de música percorrendo as principais ruas do Centro.
9h – Procissão, saindo da rua Oito de Maio, 370
10h – Missa Solene na Igreja Matriz, com participação do Coral Rainha de Nazareth. Após a missa haverá procissão até o Império do Divino, onde será realizada pelos Foliões do Divino a tradicional e secular bênção da mesa utilizando como elemento a farinha.
17h30 – Leilão de prendas e animais
Dia 12/06 – Festa do Divino
Grande dia da festa, a partir das 14 horas com apresentações musicais de Jeferson Santos, Ghislaine Cantini, Coral Escola que Canta, além da Folia de Reis Estrela do Oriente.
créditos, link aqui.

Mafalda e o Mundo

Mafalda e o Mundo

Mafalda, a menina de 6 anos preocupada com a Humanidade, a paz mundial, os direitos humanos, a luta de classes, o capitalismo, a política e que se rebela contra o estado do mundo, foi desenhada pelo argentino Quino para um anúncio de electrodomésticos!

Umberto Eco, em 1969, definiu a Mafalda como “uma heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é”.

Em 1976, a pedido da UNICEF, Quino ilustrou para o Ano Internacional da Criança, os 10 princípios da Declaração dos Direitos da Criança.


Finais do mundial de surfe em Saquarema são adiadas para segunda-feira



Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

O mau tempo e as ondas com até 5 metros de altura na manhã deste domingo, 29/05, fizeram os organizadores do Coca-Cola Oakley Prime adiarem para segunda-feira as finais da competição que está sendo disputada na praia de Itaúna, em Saquarema. A decisam foi tomada na manhã deste domingo durante reunião com os participantes. Já estão classificados para as quartas-de-final o australiano Yadin Nicol e os brasileiros Raoni Monteiro, William Cardoso e Jessé Mendes.
link aqui.

sábado, 28 de maio de 2011

O Rio por tintas estrangeiras

O Rio por tintas estrangeiras
'Bonito por natureza: Rio ontem e hoje' ocupa o Museu da Chácara do Céu até 19 de setembro
A Baía de Guanabara  (Crédito: Jaime Acioli)
 Entrada da Barra perto do alto-mar, 1820
Montanhas do Rio vistas de Niterói, 2009
Vista do Aqueduto do Rio de Janeiro, 1816
Aqueduto com a Rua Matacavalos (atual Rua do Riachuelo), 1820
A cidade fundada entre os morros Pão de Açúcar e Cara de Cão, que se tornaria capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, serviu durante séculos como porto seguro para comerciantes, aventureiros e artistas estrangeiros. Atraídos por missões culturais ou por ímpetos de coragem, nomes como R. P. Boys e Emeric Essex Vidal deixaram registradas suas passagens pela cidade carioca, em forma de belas pinturas. Alguns exemplos dessas telas podem ser conferidos na exposição Bonito por natureza: Rio ontem e hoje, que ocupa o Museu da Chácara do Céu até 19 de setembro.

A mostra traz em seu título uma homenagem à música de Jorge Ben Jor, País Tropical, e apresenta para o público o contraste entre antigas pinturas e novas fotos, tiradas pelos fotógrafos Jaime Acioli e Almir Reis. Ambos aceitaram o convite da curadora da mostra, Anna Paola Baptista: “Jaime fez todas as fotos exclusivamente, já que ele trabalhava com temáticas diferentes - fotos macro de elementos da natureza, enquanto Almir fotografou algumas obras especialmente para a mostra, mas trouxe também algumas obras anteriores porque já se enquadravam no espírito da exposição”, explica Anna Paola.

Rio Bucólico

As 22 pinturas em exposição pertencem ao acervo Brasiliana, uma parte da coleção de 22 mil peças reunidas por Castro Maya ao longo de 50 anos. Aquarelas, desenhos, litografia e guache foram algumas das técnicas utilizadas por pintores estrangeiros para retratar algumas das belas paisagens do Rio, como a entrada da Baía de Guanabara, o Aqueduto da Carioca, hoje conhecido como Arcos da Lapa, e o Pão de Açúcar.

Para escolher as peças em exposição, Anna Paola pesquisou entre os quase mil itens da coleção Brasiliana e usou diversos critérios: “O primeiro era manter todas as obras em papel, já que íamos contrapor fotografias. Com isso eliminamos as pinturas sobre tela. Depois pensei que era uma oportunidade de mostrar peças um pouco menos conhecidas. Nesse sentido eliminei os artistas como Debret, Rugendas, etc. Por outro lado eu queria aproveitar para expor o grande panorama circular de Emeric Essex Vidal, com mais de 5m de comprimento e, portanto, de difícil montagem. Ele não era visto no Museu da Chácara do Céu desde 1998.”

Ode ao Pão de Açúcar

Para comparar com os antigos registros, novas imagens apresentam as mudanças geográficas e urbanas da cidade. A lente do fotógrafo Jaime Acioli teve um alvo constante, o Morro do Pão de Açúcar. Segundo ele, foi uma forma de homenagear os pintores presentes na exposição: “Decidi fotografar somente o Pão de Açúcar por ser a porta de entrada dos viajantes que para cá vieram retratar as obras do acervo do Museu”, explica Jaime.

Já Almir Reis foca em um Rio mais moderno e contemporâneo, retratando o dia a dia da cidade: “Me aprofundei na arte da fotografia como um meio de expressão artística, usando e abusando da computação gráfica, multiplicando imagens com cores surreais e fazendo uma nova linguagem do que estamos acostumados a ver” , relata Reis, sobre seu processo de trabalho.

Confira mais informações em Programação Cultural.


Colaboração de Gustavo Durán


 indique para amigo         versão para impressão