Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ações Sustentáveis

O Dia da Terra, a Hora do Planeta e o IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade - A busca por ações simples e verdadeiras em nome do desenvolvimento sustentável

Desde 1970, o 22 de abril é conhecido e celebrado mundialmente como Dia da Terra, marco que foi criado nos Estados Unidos com o intuito deincentivar ações pelo respeito ao meio ambiente e por um mundo mais saudável, sem a existência de indústrias poluidoras ou lixo tóxico. Esse grande movimento mobilizou 20 milhões de norte-americanos na década de 70 e conta com um número ainda maior de seguidores no século XXI. Ano após ano, o Dia da Terra conquista cidadãos e os transforma em participantes ativos, tendo alcançado cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo em 41 anos.
Críticas em relação à iniciativa a acusam de não cumprir seu propósito original. Segundo elas, empresas e publicitários encontraram seus próprios modos de utilizar o Dia da Terra como plataforma de vendas, pois pode ser usado como um disfarce ambientalmente responsável, uma ferramenta para maximizar lucros. Atualmente, grandes empresários buscam meios para inserir seus negócios na comunidade verde, que é uma tendência em todos os setores, mas a economia e os lucros permanecem como os fatores principais na maior parte das grandes decisões. A verdadeira questão, entretanto, é que poucos realmente se importam em “pensar verde” nos outros 364 dias do ano.
Neste ano, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, em Belo Horizonte, terá diversos palestrantes discutindo ações práticas e cotidianas para a sustentabilidade, reconhecendo a importância de informar os cidadãos sobre maneiras simples e fáceis de agir responsavelmente.
Um exemplo simples e construtivo da indiscutível relevância do engajamento social em causas ambientais é a Hora do Planeta 2011, que foi um grande sucesso. Em 2007, quando aconteceu pela primeira vez, 2,2 milhões de pessoas desligaram suas luzes por uma hora com o intuito de demonstrar seu posicionamento em relação ao descaso com o meio ambiente, um acontecimento inédito. Em apenas quatro anos, a rede mundial alavancou o movimento, provando que o necessário para a salvação do Planeta Terra é apenas a vontade de todos.

Nenhum comentário: