Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Antas Pintoras 2011: arte a favor da conservação

home_ipe


Home > Últimos Destaques > Antas Pintoras 2011: arte a favor da conservação






IPÊ promove exposição e leilão de quadros pintados por antas de zoológicos.



O IPÊ realiza no dia 15 de Junho de 2011, no Zoológico de São Paulo, uma exposição e leilão de telas pintadas por antas de cativeiro em zoológicos norte-americanos. O evento "Antas Pintoras" é organizado em parceria com a Fundação Zoológico de São Paulo, IUCN/SSC Tapir Specialist Group (Grupo Especialista de Antas da União Internacional para a Conservação da Natureza) e Zoológico de Houston nos Estados Unidos.

A exposição contará com 29 pinturas doadas por seis diferentes zoológicos dos Estados Unidos, onde vivem as “artistas” (zoológicos Brevard, Brookfield, Houston, John Ball, San Diego e Woodland Park).  As telas foram pintadas pelas antas com auxílio de tratadores utilizando tintas orgânicas comestíveis que não prejudicam os animais. O resultado são quadros abstratos bastante coloridos e únicos! Confira a galeria de imagens em: https://www.facebook.com/#!/pages/Evento-Antas-Pintoras-2011/212973388731874

Esta é uma maneira diferente de chamar atenção para a causa da conservação da Anta Brasileira, divulgando informações sobre a espécie, seu estado de conservação e problemáticas conservacionistas, bem como a urgência de sua proteção nos diferentes biomas brasileiros onde ela vive. Os recursos arrecadados através do leilão das obras serão revertidos para as atividades de pesquisa e conservação da Anta Brasileira realizadas pelo IPÊ na Mata Atlântica (SP) e Pantanal (MS).

“Esta é a primeira vez que um evento como esse é realizado com antas. Eventos similares já foram realizados no passado com orangotangos e elefantes.  É uma maneira criativa de fazer com que os animais em cativeiroo contribuam para a sobrevivência e conservação de animais na natureza. As pessoas que adquirirem as pinturas terão em mãos obras bastante diferentes de tudo o que existe e ainda estarão contribuindo para a sobrevivência da espécie na natureza”, afirma a pesquisadora do IPÊ Patrícia Medici, coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, presidente do Grupo Especialista de Antas da IUCN - International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) e idealizadora do evento.
 
Na exposição, além de conhecerem obras das antas, os visitantes terão oportunidade de saber por meio de vídeos como elas foram feitas, e obterem informações específicas sobre cada “artista” através de biografias e fotos. Ao lado de cada obra estará disponível um formulário para que os convidados possam dar seus lances no leilão silencioso, a partir de R$200,00.

Artistas e fotógrafos brasileiros apoiam o evento: clique aqui e saiba mais.

Siga as artes das antas também no Twitter: http://twitter.com/artesdeantas
                                                                                @artesdeantas


Nenhum comentário: