Seguidores

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fórum de Saquarema lança Agenda 21

Adicionar legenda




O resultado de quatro anos de trabalho do Fórum da Agenda 21 de Saquarema está oficialmente consolidado. O município é o sexto do projeto Agenda 21 Comperj a publicar o seu Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS), em evento realizado na sexta-feira, 29 de abril, para cerca de 250 convidados.

A coordenadora do Fórum Local pelo segundo setor, Dulce Tupy, afirmou que a sensibilidade e dedicação dos colaboradores do projeto foram fundamentais para a publicação da Agenda. “Estou muito emocionada, pois hoje é o começo de um importante processo público”. Já Almir Pereira, coordenador do Fórum pelo terceiro setor, destacou o companheirismo entre os Fóruns Locais da Agenda 21 Comperj e citou a importância do trabalho em grupo. “Depois de todos esses anos de luta em Saquarema, chegamos a um consenso”.

Neste contexto, a participante do Fórum Ismênia Caldeira conta que um dos temas mais discutidos durante a construção do PLDS foi o sistema de saneamento e distribuição de água do município. “Isso é grave, pois aqui não há um tratamento adequado do esgoto e a distribuição de água atende apenas metade de Saquarema”.

O coordenador geral do projeto Agenda 21 Comperj, Ricardo Frosini, aproveitou para relembrar a longa trajetória de trabalho do Fórum até o lançamento da publicação e reforçou a importância do diálogo e da participação de todos os munícipes nessa nova etapa. “Todos queremos saber como alcançar o desenvolvimento sustentável e a resposta está na Agenda 21. Mas, esse trabalho não será magicamente executado, é preciso o envolvimento de cada um e agora é o momento de ver, na prática, o que é ser cidadão”.

Quanto a isso, o secretário de Turismo, Armando Ehrenfreund, reforçou a necessidade da mobilização popular. “É preciso discutir que cidade nós queremos e a Agenda 21 é uma forma de saber isso e preencher as lacunas existentes. A participação da sociedade nas políticas públicas é o que transforma um município”.

Entretanto, a prefeita Francine Motta lembrou que tal transformação inclui também o respeito ao meio ambiente. “Costumávamos falar que os nossos filhos e netos iam sofrer as consequências dos impactos ambientais, mas nós já estamos sofrendo. A Agenda 21 será uma grande ajuda para trabalhar a sustentabilidade”.

O lançamento de Saquarema contou com o apoio da Petrobras, Câmara Municipal, Comitê de Bacia Lago São João, da casa de festas Cinea Fest House, local do evento, e da Imprensa do município. Além disso, a cerimônia teve a participação da Dalmas Academia, que realizou apresentações de dança, do grupo de violinistas da Creche Renascer e do ator Rafael Tavares, que recitou poesia de Alberto de Oliveira, autor nascido em Saquarema e co-fundador da Academia Brasileira de Letras.

O futuro de Saquarema

Com o lançamento da Agenda 21 Local, as expectativas são grandes também para a nova geração de moradores de Saquarema. Lucas da Silva, de 15 anos, músico do Projeto Renascer na Música, cita, por exemplo, a preocupação com a infraestrutura local. “No bairro onde moro ainda há muitas ruas sem asfalto. Mas, acredito que um dos principais problemas enfrentado pela minha família é o atendimento médico, pois faltam profissionais”.

Luciene Orphão, de 18 anos, que participa do mesmo grupo de Lucas, acrescenta que também sente falta de uma estrutura de lazer no município. “Gostaria de mais salas de cinema e centros comerciais, por exemplo”, diz a estudante, que ressalta ainda a preocupação com as oportunidades de emprego.

Questões como essas estão entre as diversas propostas contempladas pela Agenda 21 de Saquarema e o próximo passo é viabilizá-las. “Acredito que o nosso principal desafio agora é obter recursos para realizar as ações”, afirma Ismênia.
link aqui.

Nenhum comentário: