Seguidores

sábado, 7 de maio de 2011

Meio Ambiente

Rio+20 reúne governo e líderes empresariais

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e um grupo de líderes empresariais anunciaram nesta sexta-feira (6), em Brasília, a criação de um fórum de entendimentos para formular as estratégias de médio e longo prazos para a política brasileira de meio ambiente. A iniciativa, inédita, faz parte das ações do Governo para avançar na implementação da sustentabilidade na produção e no consumo.
A expectativa é de que até a Conferência da Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012, o Brasil possa anunciar sua agenda ambiental de transição gradual rumo a uma economia mais verde. “Queremos ampliar o diálogo com o setor produtivo, aumentar nossa capacidade de interlocução com a sociedade”, disse a ministra, durante o encontro que durou toda a manhã.
O grupo de sustentabilidade, criado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), é composto por presidentes de alguns dos maiores grupos empresariais do País. A iniciativa de reunir empresários de vários setores em torno do debate sobre sustentabilidade agradou as lideranças empresariais. Foram discutidos temas relacionados à segurança alimentar, energia e desenvolvimento.
Izabella acentuou a necessidade de o Brasil ter políticas cada vez mais estruturantes para traçar novos modelos de produção. Desenvolvimento associado à conservação ambiental e incentivo a atividades com baixa emissão de gases de efeito estufa foram a tônica do encontro.
Na reunião ficou acertada a participação dos empresários na Rio+20. Izabella quer afinar o discurso com os empresários, que terão participação de destaque. A ideia é que o Brasil aproveite a reunião da ONU para se firmar como líder mundial da economia verde. Ela enumerou as iniciativas brasileiras para a sustentabilidade, o Plano Clima e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como passos nesse sentido.
A presidente do CEBDS, Marina Grossi, destacou o papel do MMA no diálogo que os empresários pretendem manter com outros ministérios e setores da economia. “Consideramos essa estratégia fundamental”, frisou. Ela comentou que as empresas têm “experiências emblemáticas de economia verde a serem mostradas na Conferência”.
Participaram da reunião, na sede do MMA, além da ministra Izabella Teixeira, o secretário-executivo Francisco Gaetani, a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Samyra Crespo, a presidente-executiva da CEBDS Marina Grossi e os empresários Marcos Bicudo (diretor do CEBDS e presidente da Philips do Brasil), André Lopes de Araújo (presidente da Shell Brasil Ltda), Max Thiermann (presidente da Allianz Seguros S/A), Antônio Carlos Guimarães (Syngenta), Maurício Venturini (DNV – diretor de Operações da América do Sul), Alessandro Carlucci (presidente da Natura), Jean-Philippe Ollier (presidente da Michelin América do Sul), Franklin Feder (presidente da Alcoa), Carlos de Mathias Martins Junior (Ecopart), Marcos Samaha (presidente da Walmart), Jorge Hereda (presidente da CEF) e o representante da Monsanto, André Dias. (Fonte: MMA)
créditos, link aqui.

Nenhum comentário: