Seguidores

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente vai debater surfe e sustentabilidade em Bertioga

quinta-feira, 2 de junho de 2011



Em comemoração ao mês que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Ecosurfi em parceria com a Prefeitura Municipal de Bertioga vai realizar na Casa de Cultura no dia 10/06, o seminário “Eu Surfo na Mata Atlântica”, que integra as ações do Movimento Surfe Sustentável. As atividades estão previstas para ter início a partir das 18hs30 e término às 22hs.

O seminário tem como proposta debater o engajamento dos surfistas na proteção e cuidado com as Zonas Costeiras e traz como temas centrais para a reflexão: surfe, sustentabilidade e gestão costeira.

Para auxiliar o debate a Ecosurfi conta com a participação dos convidados, o oceanógrafo Fabrício Gandini, especialista a Gestão de Ambientes Costeiros e Marinhos, o Freesurfer e big rider, Alemão de Maresias, que vai falar sobre o surfe no Brasil e Daniel Aranha, engenheiro de produtos que desenvolveu a tecnologia E-board para a fabricação de pranchas com zero impacto ambiental.

Ainda compõe a mesa os surfistas e dirigentes da Ecosurfi, Bruno Pinheiro, que vai apresentar o cenário em que se insere o Movimento Surfe Sustentável e João Malavolta que terá a tarefa de moderar o seminário.

*Todos os participantes do seminário irão concorrer ao sorteio de uma prancha Mantra Surf Boards oferecida pelo shaper Marcus Pereira.

Surfistas assumindo suas responsabilidades


Ainda no mesmo final de semana a Ecosurfi promove diversas atividades no sábado (11), na Praia do Itaguaré.

Recentemente criado, o Parque Estadual das Restingas de Bertioga abriga uma das melhores ondas do litoral paulista e possui uma rica biodiversidade ainda semi-intocada, o que torna o lugar um santuário ecológico para a comunidade do surfe.

Para encorajar o conceito de responsabilidade dos surfistas com a proteção da área costeira, serão promovidas diversas atividades no Itaguaré. Limpeza de praia, clínica de surfe para iniciação de jovens e adultos no esporte, roda de conversas sobre juventude, surfe e meio ambiente, confecção de placas para alertar os freqüentadores da área para o cuidado do patrimônio natural e analise perceptiva com uma oficina de fotografia para a identificação do território.

Todas as temáticas a serem trabalhadas no seminário “Eu Surfo na Mata Atlântica”, são vinculadas ao Movimento Surfe Sustentável, uma ação que está envolvendo a comunidade do surfe na Rede dos EcoSurfistas pelo Meio Ambiente. O movimento tem caráter intergeracional, transversal e aglutinador. Toma como documento orientador a ‘Carta de Responsabilidades Humanas’ e traz como fundamentos a cultura de paz, os princípios ecológicos, a noção de sustentabilidade, a participação social, o espírito de coletivo e a atuação em rede.

Programação:

Dia 10 de junho / Casa da Cultura

18h: 30 - Inicio
19h10 – Apresentação do Movimento Surfe Sustentável - (Ecosurfi)
19h40 – Situação das Zonas Costeiras (Fabricio Gandini - Instituto Maramar)
19h55 – Cenário do Surfe Brasileiro (Alemão de Maresias)
20h10 – Tecnologias para um “Surfe Sustentável” (Daniel Aranha / a confirmar) 
20h25 – Roda de conversas (Momento de perguntas)
21h40 – Considerações Finais
22h00 – Coquetel

Dia 11 de junho / Praia do Itaguaré

9h00 – Organização da atividade
9h30 – Inicio
10h00 – Roda de Conversa:  Juventude, Surfe e Meio Ambiente
11h00 – Produção de Placas
12h00 – Lanche
13h00 – Clínica de Surfe
15h00 - Limpeza da praia
16h00 - Encerramento

Nenhum comentário: