Seguidores

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro

Terça, 24 de Maio de 2011, 14h43
Sescon e Sebrae-RJ lançam cartilha para empreendedores individuais da Cultura
Com o intuito de facilitar o cadastramento de empreendedores individuais que trabalham na Cultura do Rio de Janeiro, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescon-RJ), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), criou a cartilha "Programa Empreendedor Individual- cultura", que auxilia os interessados em se formalizar, dando o passo a passo para o cadastro, com custos e benefícios do serviço.
O estado do Rio de Janeiro tem cerca de 80 mil contribuintes formais enquadrados no MEI. O Governo pretende chegar à 1,5 milhão de contribuintes até o final deste ano. Partindo deste pensamento, o Sescon-RJ facilitou esse processo e apresentou as vantagens para o processo de formalização das carreiras de cabelereiro, costureiro, deblador, editor de vídeos, humorista, reparador de instrumentos musicais, dentre outros.  Quem fatura até R$ 3 mil por mês ou R$ 36 mil por ano, não for sócio de outra empresa nem possuir filial poderá realizar esta formalização. Além disso, benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e acesso a financiamentos são algumas das vantagens enumeradas pela cartilha.
Segundo a presidente do Sescon-RJ, Márcia Tavares, a ideia da cartilha surgiu em uma reunião com o Sebrae-RJ em que se debatia como incluir áreas que possuíam muita demanda de serviço mas tinham menor número de empregos formais. “Nossa ideia é facilitar a vida do empreendedor. Conversamos muito em nossas reuniões e, depois de um bom tempo, decidimos partir para a prática. A cartilha mostra como é possível o autônomo se cadastrar no projeto e as muitas facilidades que ele terá ao fazer isto”, afirmou Márcia.
Segundo ela, de início o cadastro poderá ser feito somente através do site do Sescon-RJ (www.sescon-rj.org.br). “Estamos com ideia de fazer plantões no Centro de Artes Calouste uma vez por semana e, além disso, faremos palestras direcionadas ao público da cultura, em locais ainda não definidos, para que possam tirar suas dúvidas e cadastrarem-se de forma mais fácil”, relatou a presidente. Mais informações pelo site www.sebraerj.com.br ou pelos telefones 0800 570 0800 (Sebrae-RJ) e 2216 5353 (Sescon-RJ).
créditos, link aqui.

Nenhum comentário: