Seguidores

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Festival Gastronômico O Gosto de Agosto acontece em Saquarema



O salmão no Latitude é uma das boas opções do circuitoNesses dias de inverno, o IV Festival O Gosto deAgosto promete aquecer Saquarema  com  boa gastronomia e programação cultural. Seis dos melhores restaurantes da cidade criaram pratos especiais com frutos do mar e outros produtos da estação para a quarta edição do Festival, que acontece entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, sempre de sexta-feira a domingo. Durante o evento, as casas oferecem cardápio com entrada, prato principal e sobremesa pelo preço fixo de R$ 44,00.
Com delícias a base de camarão,  linguado, ostras, cordeiro, ervas e frutas, os chefes irão mostrar o melhor de suas especialidades. Já no Circuito Cultural,  haverá atrações no Teatro Mário Lago, exposição de telas, oficina de cerâmica  e show de chorinho com o grupo Chorando na Praça, de Edgar Gordilho. As atividades são a preços populares ou gratuitas e vão acontecer nos finais de semana de agosto  
Localizada nas areias de Itaúna e muito procurada por artistas e surfistas internacionais, a Pousada Massai aposta nos sabores asiáticos com seu Salmão em crosta de gergelim ao molho de ostras, gengibre, mel. Cheesecake de abacaxi com hortelã, como sobremesa.
Também em frente ao mar de Itaúna , o restaurante Casa da Praia abriu recentemente e já virou ponto de encontro de quem quer aliar boa comida e charme. Estreando no Festival, o restaurante vai servir Risoto de Lagostin preparado conforme a tradicional cozinha italiana  e Scalopine com limão secilaino, como opções de prato principal.
O também estreante, o bistrô Latitude traz  Salmão do Pacífico com creme de macaxeira, laranja e castanhas de caju. A dona da casa ,Anabelle Garès , se divide entre o  salão  e a cozinha, sempre criando delícias que transformaram o lugar numa referência gastronômica da cidade. Formada pela Escola de Hotelaria de Lausanne,  ela começou a lidar com panelas e talhares ainda pequena no restaurante do pai  Pierre Garès, do Hotel Itacuruçá.
A lisboeta dona Olga Carreira comanda o português Lê Bistrô, uma casa  acolhedora com 20 lugares.  Aos 66 anos de idade, ela é conhecida por sua técnica no preparo do bacalhau. Para o Festival, servirá  Bacalhau Gratinado ao molho bechamel. Para sobremesa,  o tradicional e delicioso toucinho do céu.
Na beira do canal, em frente a matriz da cidade, a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth,  fica o Laguna´s, do chefe iniciante e advogado Gustavo Rodrigues, que aposta numa das mais tradicionais receitas regionais: Filé de linguado com banana da terra e aroeira, também conhecida como pimenta rosa.
No bairro do Boqueirão, o chef italiano Rosário Stangoni está a frente da  Casa Rosário, uma trattoria a beira-mar com cozinha típica da Sardenha.Inspirado nos pratos que criava em sua terra natal,  ele e a mulher, a mineira Luciane Ferreira fazem uma comida saborosíssima como o Fetutine Cefalú, com camarão, tomatinho cereja e abobrinha italiana.  De entrada, camarões com pêra, rúcula e facaccia.
Com ótimas cartas de vinho  e decoração aconchegante, os restaurantes ganham ainda mais charme graças ao ambiente rústico e natural da cidade.
Para a programação completa:
O GOSTO DE AGOSTO: www.ogostodeagosto.com
AGOSTO CULTURAL:  http://cacs-saquarema.blogspot.com/search/label/Programa%C3%A7%C3%A3o%20Agosto%20Cultural%202011

Nenhum comentário: