Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Notícias e Eventos Culturais

Exposição de Ronaldo Fraga chega ao Rio em novembro com entrada franca

Da Redação

O Palácio Gustavo Capanema recebe, a partir de 11 de novembro, das 9h às 18h, a exposição Rio São Francisco, um rio brasileiro - do estilista Ronaldo Fraga. A mostra já passou por Belo Horizonte e São Paulo, e no Rio fica em cartaz até fevereiro de 2012.
O estilista, que levou o tema à passarela da São Paulo Fashion Week em 2008, voltou a percorrer o São Francisco a bordo do histórico Benjamim Guimarães – último barco a vapor em atividade no mundo – em diversas viagens. Reuniu informações, imagens, referências e lendas que resgatam a cultura do povo ribeirinho e caixeiros viajantes; e, algumas vezes, ouviu dos moradores dali que “uma vez que se bebe a água do rio, ele não sai mais de você”. A crença popular se confirmou em 2010, quando o estilista prestou homenagem ao “Grande Chico” em uma exposição no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A exibição teve público recorde e duração estendida na capital mineira. Em abril de 2011, chegou ao Pavilhão das Culturas Brasileiras, em São Paulo.
Para o presidente da Funarte, Antonio Grassi, receber uma exposição de Ronaldo Fraga, com um tema tão brasileiro quanto o Velho Chico, no Palácio Gustavo Capanema, é motivo de orgulho para a instituição. É também uma oportunidade para o público redescobrir a cultura e a beleza da região, ressalta Grassi.


Vídeos, música, lendas, poesia e artes visuais celebram o São Francisco
No início do percurso, o visitante assiste a um vídeo gravado por Ronaldo Fraga às margens do rio São Francisco, em Pirapora (MG), em viagem no Benjamin Guimarães, no qual o estilista explica a proposta da exposição. O ambiente “Cidades Alagadas” apresenta um vídeo documentário sobre as cidades alagadas para a construção de hidrelétricas, gravado e dirigido pelo ator Wagner Moura, nascido em Salvador, mas criado na pequena cidade de Rodelas (Bahia), inundada quando ele ainda era criança. No espaço “Lendas do rio”, vestidos musicais ecoam a voz de Maria Bethânia declamando o poema “Águas e Mágoas do Rio São Francisco”, da obra Discurso de Primavera e Algumas Sombras, de Carlos Drummond de Andrade, escrito em 1977.
A coleção apresentada por Ronaldo Fraga na São Paulo Fashion Week em 2008 também compõe a mostra, acrescentada de peças exclusivas. Mas o estilista reforça: “Na exposição, a coleção não é o tema central, e sim mais um elemento fruto do legado do rio, que conta a sua história”. Neste ambiente, a memória das bordadeiras, ofício muito presente nas cidades ribeirinhas, principalmente na região de Pirapora (MG), recebe homenagem por meio de grande parede simulando os bastidores de bordados.
Na sala “Nascente”, uma lousa convida o visitante a desenhar suas impressões, emoções e sentimentos sobre o São Francisco, a partir do olhar apresentado pelo estilista na mostra. O percurso se encerra com um ambiente dedicado às crianças, intitulado “Pescaria do Saber”, onde os pequeninos podem conhecer sobre os peixes do Velho Chico.

PB

Nenhum comentário: