Escrito por Wilian Oliveira Ter, 25 de Maio de 2010 00:00
Saquarema.
O Projeto Pólen atua em várias cidades
O Pólo de Saquarema do Projeto Pólen – de educação ambiental – lançou, nesta quarta-feira (12), o projeto “Um Lugar Para Recomeçar”, que mobilizará 30 jovens do Ensino Fundamental das escolas municipais Orgé Ferreira dos Santos, Ismênia de Barros Barroso e Presidente Castelo Branco. O projeto “Um Lugar Para Recomeçar” visa resgatar a história da Lagoa de Saquarema, tendo como enfoque principal a identificação de seus problemas, os processos socioeconômicos que interferem e a busca de possíveis soluções, anunciou a Agência Petrobras de Notícias.
Idealizado em duas fases, o projeto “Um Lugar Para Recomeçar” prevê a produção de um vídeo por alunos da rede pública de ensino daquele município que servirá de insumo para debates temáticos que serão realizados pela cidade, promovendo a reflexão a respeito das questões socioambientais que envolvem a Lagoa de Saquarema, além de contribuir para a mobilização da comunidade escolar e participação na gestão ambiental pública da cidade, explica a agência.
"Pretendemos que esse vídeo seja uma semente que gere uma discussão em torno da questão ambiental em Saquarema", disse o coordenador local do Polo de Saquarema do Projeto Pólen, André Martins Borges.
Criado em 2005 como condicionante do Licenciamento Ambiental concedido pelo IBAMA para as atividades da Petrobras de Ampliação do Sistema de Tratamento e Escoamento da Fase 2 do Campo de Marlim, por meio do FPSO P-47, e de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimbá, através do FPSO Espadarte, ambos na Bacia de Campos, o Projeto Pólen tem o objetivo de promover condições para que diferentes grupos dos 13 municípios das áreas de influência da região produtora construam e contribuam para o encaminhamento das resoluções de questões ambientais. Dentre as ações do projeto está a formação em Gestão Ambiental de professores, técnicos de meio ambiente das prefeituras e lideranças da comunidade em suas respectivas cidades.
Além de Saquarema, que também está entre os municípios que integram a área de influencia do Comperj, há pólos do projeto em Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
http://www.projetopolen.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário